Paróquias de Amor e Regueira de Pontes em destaque no Presente

“Paróquias históricas unidas por valores cristãos” é o título do destaque de três páginas do semanário diocesano Presente Leiria-Fátima desta semana (27.02.2014).

A freguesia de Regueira de Pontes nasce em 1713, na sequência da sua desanexação de S. Tiago do Arrabalde. Com a criação da paróquia, há 300 anos, adota São Sebastião como padroeiro. A história da paróquia não foi alheia às invasões francesas. Há registos que dão conta que em 1810 a população era de 1.031 cidadãos, ficando reduzida a 443 depois da retirada das tropas francesas, em 1811.

Com mais um século de história, Amor ganha o seu nome na sequência de um episódio romântico que envolveu o rei D. Dinis. Reza a lenda que, numa demorada pousada em Leiria, o rei galopou campos fora e, num pequeno lugar, encanta-se por uma camponesa muito formosa. Ali, no meio do campo florido de papoilas e malmequeres, nasceu naquele dia um grande amor. As visitas do Rei ganham regularidade e tornaram-se conhecidas do povo. Depressa o lugar começou a ser chamado de Amor.

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia…

Partilhar

Share on facebook
Share on twitter

Print

Print Friendly, PDF & Email

REDE - Revista Digital

Mais recente

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.