Paróquias de Amor e Regueira de Pontes em destaque no Presente

http://lefa.pt/?p=804

“Paróquias históricas unidas por valores cristãos” é o título do destaque de três páginas do semanário diocesano Presente Leiria-Fátima desta semana (27.02.2014).

A freguesia de Regueira de Pontes nasce em 1713, na sequência da sua desanexação de S. Tiago do Arrabalde. Com a criação da paróquia, há 300 anos, adota São Sebastião como padroeiro. A história da paróquia não foi alheia às invasões francesas. Há registos que dão conta que em 1810 a população era de 1.031 cidadãos, ficando reduzida a 443 depois da retirada das tropas francesas, em 1811.

Com mais um século de história, Amor ganha o seu nome na sequência de um episódio romântico que envolveu o rei D. Dinis. Reza a lenda que, numa demorada pousada em Leiria, o rei galopou campos fora e, num pequeno lugar, encanta-se por uma camponesa muito formosa. Ali, no meio do campo florido de papoilas e malmequeres, nasceu naquele dia um grande amor. As visitas do Rei ganham regularidade e tornaram-se conhecidas do povo. Depressa o lugar começou a ser chamado de Amor.

Partilhar / Print

Print Friendly, PDF & Email
Captura de ecrã 2024-04-17, às 12.19.04

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia

plugins premium WordPress