“Gente admirável” animada pela ação pastoral” é o título do caderno de 3 páginas sobre as paróquias da Gondemaria e do Cercal, na edição desta semana (12.06.2014) do semanário diocesano Presente Leiria-Fátima.
Gondemaria é paróquia eclesiástica desde 25 de dezembro de 1940. Cerca de 1500 habitantes dividem-se pelos 10 lugares que compõe a paróquia: Gondemaria de Cima, Gondemaria de Baixo, Areias, Cidral, Outeiro da Calçada, Calçada, Fartaria, Casal da Bica, Cardeais e Santarém dos Tojos. A igreja matriz foi erigida em devoção a N.ª Sr.ª da Graça.
Num mural que embeleza o coreto da igreja matriz da Gondemaria, duas quadras acompanham uma pintura que ilustra a dedicação das gentes daquela paróquia à agricultura. Ali, fala-se do “labor incansável de uma gente admirável”. O saber colher da terra o melhor que ela pode oferecer é expressão do alento que caracteriza a fé daquelas paróquias.
Com 950 habitantes, a paróquia do Cercal foi criada há 21 anos, a 3 de janeiro de 1993, e no dia 28 do mês seguinte, o primeiro pároco tomou posse.
O PRESENTE falou com alguns dos leigos que dedicam o seu tempo às comunidades da Gondemaria e do Cercal e, através dos seus testemunhos, dá a conhecer a ação pastoral desenvolvida nestas duas paróquias. O pároco de ambas é o padre Manuel Santos Lopes.
Conheça os principais dinamismos das duas comunidades, na edição em papel.