Paróquias da Calvaria e do Juncal recebem novos párocos

As paróquias da Calvaria de Cima e do Juncal encheram as respetivas igrejas paroquiais, para receberem os novos párocos que ali entraram no passado domingo, dia 27 de setembro.

 

Calvaria

Na Calvaria de Cima, o padre José Henrique Domingues Pedrosa encontrou uma igreja cheia de fiéis a entoarem cânticos de alegria. Ao iniciar a Eucaristia, o vigário-geral da Diocese, padre Jorge Guarda, em representação do Bispo de Leiria-Fátima, deu a posse ao padre José Henrique que, depois de fazer o juramento de fidelidade, o assinou, prosseguindo a celebração, em que participaram também o padre Sérgio Fernandes, que deixava a paróquia, o padre Cristiano Saraiva, natural da freguesia, e o padre Adelino Guarda, amigo do novo pároco.

Após o juramento, foram entregues ao padre José Henrique as chaves das igrejas da paróquia, assim como produtos da terra. Em agradecimento, referiu que a “necessidade de sabermos acolher é um dos convites e desafios que o Evangelho nos faz”, razão porque a comunidade cristã “é um lugar de acolhimento e de partilha”.

No final, antes do convívio que a paróquia preparou para a recepção ao novo pároco, este recebeu, à porta do templo, os cumprimentos da população, onde se encontravam muitas pessoas vindas da Boa Vista, sua anterior paróquia, entre as quais se encontrava o grupo de escuteiros.

 

2015-09-29 calvaria juncal2Juncal

Da parte da tarde, foi a população do Juncal a receber o padre Sérgio Lopes Fernandes, que deixou a Calvaria, substituindo o padre José Marques dos Reis, agora aposentado.

No início da celebração, o novo pároco foi empossado pelo vigário geral e fez e assinou o juramento de fidelidade, perante um templo cheio de fiéis. A celebração ainda concelebrada pelo anterior pároco e pelo padre José Henrique, estando a animação musical a cargo do Coro de São Miguel do Juncal.

Os representantes das comissões das igrejas da paróquia entregaram ao padre Sérgio as chaves dos respectivos templos e alguns produtos locais. Agradecendo este gesto de acolhimento, o pároco começou por dizer que não vinha em seu nome, mas sim “em nome do Senhor Jesus”, acrescentando que com a entrada de novos padres “há sempre mudanças, mas não muda tudo de um dia para o outro”.

No final teve lugar um convívio preparado para a recepção ao padre Sérgio, onde recebeu os cumprimentos da população e de muitas pessoas vindas da Calvaria, sua antiga paróquia, e das Pedreiras, onde continuará como pároco.

Leia esta e outras notícias na...

Partilhar

Share on facebook
Share on twitter

Print

Print Friendly, PDF & Email

REDE - Revista Digital

Mais recente

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.