Desde a semana passada que o sítio da internet da paróquia dos Pousos está de cara lavada e com novas funcionalidades.
Embora a presença desta comunidade diocesana no espaço virtual fosse uma realidade há já vários anos, houve uma necessidade de ajustá-la aos paradigmas actuais e, sobretudo, dar-lhe um cariz mais dinâmico, segundo o pároco, padre Luís Morouço .
Agora, para além de um novo grafismo, os visitantes podem encontrar informações permanentemente actualizadas. A comprová-lo, a par das notícias semanais que se encontram logo a abrir a página de entrada, está uma agenda de todos os eventos paroquiais. De acordo com o pároco, é expectável que, por exemplo, um casal de noivos que marque uma missa para daqui a um ano, veja esse dia confirmado na agenda. “Pormenores assim, dão uma segurança aos fiéis que, de outra forma, não a teriam”, acrescenta.
Outro pormenor que destaca a importância dos paroquianos, é a possibilidade que eles têm de enviar as suas próprias notícias através de um formulário próprio.
Graficamente, é dado destaque ao património artístico religioso: logo na página de entrada pode apreciar-se o painel do altar da igreja nova, enquanto que, nas seguintes, releva-se um padrão de azulejos do edifício antigo. Também é importante salientar o mecanismo responsivo da página, que possibilita ser visualizada em qualquer dispositivo sem dificuldades, seja qual for a dimensão do ecrã.
“A malaposta era uma carroça”
“Ou então não era nenhuma carroça, mas todo um processo cujo objetivo era aproximar pessoas levando mensagens”: é assim que é apresentado o boletim paroquial que todas as semanas é distribuído, depois das missas de sábado e domingo. O “Malaposta” — assim se chama — também redesenhado recentemente, foi a primeira aposta da paróquia na área da comunicação. Todas as semanas, são 500 exemplares do “Malaposta” que, numa folha A3 dobrada em quatro, veiculam os assuntos de interesse paroquial e diocesano.
Entretanto, surgirão mais novidades na paróquia, onde se contará um investimento na dinamização das redes sociais.
Página da paróquia: paroquia-pousos.pt
Página da paróquia no facebook: www.facebook.com/paroquiapousos