A paróquia dos Pousos comemora em 2014 os 300 anos da sua criação. Com o lema “Igreja em Renovação, Comunidade em Construção”, as comemorações conheceram no passado dia 12 de janeiro “o ponto alto das celebrações, com a presença de D. António Marto na Missa dominical, como força viva e aglutinadora da comunidade cristã”, refere Luís Loureiro, responsável da comissão das comemorações.
Em simultâneo, na Eucaristia receberam o Crisma os adolescentes do 10.º ano da catequese. A igreja, agora com capacidade para 500 lugares sentados, foi “manifestamente pequena para acolher a comunidade”.
À Missa seguiu-se o descerramento da lápide comemorativa, com a inscrição: “Paróquia de Nossa Senhora do Desterro – 300 Anos de Fé e de História | 1714-2014 D. Álvaro de Abranches a D. António Marto”.
A jornada seguiu com a inauguração de uma exposição de fotografia, no salão paroquial e um almoço de convívio. Terminou com um concerto promovido pela SAMP-Sociedade Artística Musical dos Pousos, na igreja paroquial.
As comemorações iniciaram na passada sexta-feira, dia 10, com um ciclo de conferências intitulado “300 Anos de História(s)” com o historiador Saul Gomes.
O programa comemorativo deste aniversário inclui atividades que se estendem até ao final do ano e é da responsabilidade de uma comissão criada para o efeito, que “pretende congregar a comunidade” com representantes da Junta de Freguesia, da SAMP, do Grupo Recreativo Amigos da Paz, do Centro Social e Paroquial dos Pousos, dos escuteiros e da catequese.
Sandrina Faustino