Paróquia dos Pousos comemora 300.º aniversário

 

A paróquia dos Pousos comemora em 2014 os 300 anos da sua criação. Com o lema “Igreja em Renovação, Comunidade em Construção”, as comemorações conheceram no passado dia 12 de janeiro “o ponto alto das celebrações, com a presença de D. António Marto na Missa dominical, como força viva e aglutinadora da comunidade cristã”, refere Luís Loureiro, responsável da comissão das comemorações.

Em simultâneo, na Eucaristia receberam o Crisma os adolescentes do 10.º ano da catequese. A igreja, agora com capacidade para 500 lugares sentados, foi “manifestamente pequena para acolher a comunidade”.

À Missa seguiu-se o descerramento da lápide comemorativa, com a inscrição: “Paróquia de Nossa Senhora do Desterro – 300 Anos de Fé e de História | 1714-2014 D. Álvaro de Abranches a D. António Marto”.

A jornada seguiu com a inauguração de uma exposição de fotografia, no salão paroquial e um almoço de convívio. Terminou com um concerto promovido pela SAMP-Sociedade Artística Musical dos Pousos, na igreja paroquial.

As comemorações iniciaram na passada sexta-feira, dia 10, com um ciclo de conferências intitulado “300 Anos de História(s)” com o historiador Saul Gomes.

O programa comemorativo deste aniversário inclui atividades que se estendem até ao final do ano e é da responsabilidade de uma comissão criada para o efeito, que “pretende congregar a comunidade” com representantes da Junta de Freguesia, da SAMP, do Grupo Recreativo Amigos da Paz, do Centro Social e Paroquial dos Pousos, dos escuteiros e da catequese.

Sandrina Faustino

 

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia…

Partilhar

Share on facebook
Share on twitter

Print

Print Friendly, PDF & Email

REDE - Revista Digital

Mais recente

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.