Ir a Roma, ver o Papa e cumprimentar o novo Cardeal Patriarca de Lisboa. Foi assim com um grupo de cerca de duas dezenas de peregrinos do Caminho Neocatecumenal (CN) da paróquia dos Marrazes, que se deslocou à capital italiana de 13 a 17 de fevereiro.
A Basílica de São Paulo, Apóstolo que perseguiu os cristãos antes de se converter; a Basílica de São Pedro, em pleno Vaticano; as catacumbas, onde foram sepultados milhares de cristãos; e o Santuário da Santa Casa de Loreto, onde – segundo a tradição medieval – o Arcanjo Gabriel anunciou à Virgem Maria a maternidade divina e onde viveu a Sagrada Família de Nazaré, foram alguns dos pontos de paragem. Juntamente com as paróquias da Brandoa e do Milharado, ambas do Patriarcado de Lisboa, o grupo da diocese de Leiria-Fátima deslocou-se a Itália para uma das etapas que constituem o itinerário de formação cristã do CN. Destaque para a Proclamação da Fé junto dos túmulos dos apóstolos São Pedro e São Paulo, bem como outros momentos de oração junto do túmulo do Papa João Paulo II e em Loreto.
Com o consistório a decorrer por aqueles dias, houve ainda lugar para um momento de saudação ao mais recente cardeal português. O cónego João Aguiar, administrador da Rádio Renascença, esteve presente e testemunhou no facebook: “na apresentação de cumprimentos ao cardeal patriarca, D. Manuel Clemente, houve um grupo que se destacou: cantando, deixou uma marca de alegria e apreço”.