A paróquia natal dos Pastorinhos tem vivido com grande intensidade a preparação para a celebração do Centenário das Aparições. Uma das propostas foi feita à catequese paroquial, de preparar a recriação histórica de três momentos fundamentais dos factos ali ocorridos há 100 anos.
O primeiro ato, em 2015, mostrou a preparação espiritual de Lúcia antes da Aparições. O segundo, no ano passado, centrou-se nas aparições do Anjo. O terceiro será apresentado no próximo sábado, dia 18 de fevereiro, às 14h30, com sete pequenas catequeses encenadas sobre o “homem vestido de branco”, a visão do Inferno referente à aparição de julho, a dificuldade comunitária e familiar do testemunho, a prisão e a aparição de Agosto.
Pretende-se que seja “uma experiência de encontro e descoberta da vida dos Pastorinhos, que permitirá acolhê-los como modelo e referência de vida, mas sobretudo uma oportunidade para uma atividade entre pais e filhos, um desafio de encontro sob o manto da Mensagem de Fátima”, refere o paroquiano Sérgio Bregieira, em nota enviada ao PRESENTE.
Uma semana de festa
Esta encenação está inserida num programa celebrativo mais vasto, a decorrer durante toda esta semana. Começou com um concerto na segunda-feira e a oração do Terço na terça-feira.
Na quarta-feira, 15 de fevereiro, haverá uma conferência sobre o tema “Rastos da vida espiritual dos Pastorinhos”, às 21h00, no salão paroquial. Participam o padre Carlos Azevedo, capelão do Hospital de D. Estefânia, em Lisboa, a Irmã Goreti, das Reparadoras de Nossa Senhora de Fátima, e o padre carmelita Pedro Ferreira, do Secretariado Nacional de Liturgia.
Na quinta-feira, dia 16, haverá Adoração ao Santíssimo com a participação da catequese, a partir das 20h00, e na sexta-feira será feita a oração do Terço, às 18h00. No sábado, além da referida representação histórica, será inaugurada, às 16h30, no salão paroquial, uma exposição de rosários elaborados pelas crianças, adolescentes e famílias da catequese. Na Eucaristia dominical de 19 de fevereiro, às 11h00, será feita a apresentação do terço da paróquia.
Na segunda-feira, a celebração da memória de Francisco e Jacinta Marto começará com o Terço, às 18h00, seguindo-se a Eucaristia, às 19h00. Às 21h00, haverá no salão paroquial uma sessão em que os jovens da paróquia e da Missão País testemunham e cantam a experiência da sua vida cristã.