Paróquia de Fátima celebrou Videntes

Na paróquia de Fátima, os Pastorinhos foram celebrados com um programa de atividades que se estendeu do dia 17 ao passado dia 21 de fevereiro. Com música, teatro, visitas, conferências e oração, a semana foi intensa e inteiramente dedicada às crianças que viram a “Senhora mais brilhante que o sol”.

Programada para crianças e adultos, paroquianos, peregrinos ou turistas, a semana dos Pastorinhos foi programada pela paróquia a pensar essencialmente nos videntes. Para começar, a paróquia lançou o convite para uma visita guiada à igreja paroquial. O padre Rui Marto explica que “toda a igreja está carregada de sinais e marcas dos Pastorinhos”.

Ao longo do percurso é explicado como “Francisco, mais contemplativo, vinha rezar junto do Sacrário, ao «Jesus escondido»; como Jacinta, que lhe seguia os passos, se escondia no coro para poder rezar em segredo, certamente pelo Santo Padre e pela Igreja; e, como Lúcia teve o seu momento extraordinário de consagração diante de Nossa Senhora do Rosário”.

O mau tempo não permitiu a visita aos espaços exteriores que inclui a Escada da Verdade (escadaria da casa paroquial onde terá sido interrogada Lúcia), o cemitério e a custódia de pedra, no telhado da igreja matriz, anterior às Aparições.

 

Música, teatro, reflexão e muita oração

Na terça-feira, dia 18 de fevereiro, o serão foi dedicado a um concerto de saltério, no salão paroquial. Protagonizado pela professora de música Yumiko, o momento ficou marcado pela exibição de tão especial e mítico instrumento. No final, todos puderam saciar a curiosidade e experimentar o som bíblico do saltério. O padre Rui Marto explica que esta semana tinha de ter um momento musical pois, “o Francisco era músico e tocava flauta, a Jacinta gostava de bailar e a Lúcia de cantar”.

Não menos popular foi a conferência do dia 19, dedicada à “Biografia da Irmã Lúcia” e proferida pelo padre Luciano Cristino. A conferência integrou-se na escola da fé, que decorre todas as quartas feiras, e na semana dos Pastorinhos dada a temática selecionada.

Na quinta-feira, dia da habitual adoração do Santíssimo na igreja Paroquial, teve lugar aquele que terá sido “o momento mais alto da semana, e quisemos reservá-lo para a catequese” que assumiu o momento de adoração das 19h30 às 20h30.

A semana terminou no dia 21. A recitação do terço, na capelinha, decorreu pelas 12h00. O “momento foi simples e de grande intimidade”, como pediu Maria. Ao serão, a comunidade foi convidada a assistir à encenação da “Aparição do Anjo”, em Aljustrel. O momento foi especialmente alusivo à mensagem do Anjo e culminou em oração.

Pensada nos Pastorinhos, a iniciativa foi mais uma oportunidade para “agradecer a Deus o dom destas crianças e a possibilidade de aproveitar o seu exemplo”, concluiu o pároco de Fátima.

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia…

Partilhar

Share on facebook
Share on twitter

Print

Print Friendly, PDF & Email

REDE - Revista Digital

Mais recente

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.