Paróquia das Pedreiras comemora 95 anos da sua criação

Foi no dia 5 de agosto de 1924 que o então Bispo de Leiria, D. José Alves Correia da Silva, assinou a provisão que criava a Paróquia de S. Sebastião das Pedreiras, desmembrando-a das paróquias de S. Pedro e de S. João Baptista de Porto de Mós e de São Miguel do Juncal.

Foi então nomeado pároco das Pedreiras, o padre Francisco Carreira Poças, em acumulação com S. Pedro. Seguiram-se-lhe ao longo de todos estes anos, os padres Augusto de Sousa, António Ferreira, Júlio Domingos Vieira, Manuel dos Santos Lains, Júlio Gaspar (todos falecidos), Jorge Guarda, Virgílio do Rocio Francisco, Manuel Pedrosa Melquíades, Bernardo Pereira Morganiça (falecido) e Sérgio Fernandes. Actualmente preside aos destinos religiosos da paróquia o padre António Cardoso.

Durante todo este tempo prestaram serviços paroquiais nas Pedreiras, por impossibilidade dos párocos ou em seu auxílio os seguintes sacerdotes: Cónego Amílcar Fontes, Manuel Tomás de Sousa, Ramiro Portela, Davide Gonçalves, Anacleto Gonçalves – actual Bispo de Viana do Castelo e Pedro Ferreira. 

Pouco tempo após a criação da paróquia foi alterada a frontaria da igreja e, pouco mais tarde foi ampliado a capela-mor e construído um salão anexo ao templo, anos depois destruído. Foi também construído um novo coreto e colocado um cruzeiro comemorativo da Restauração da independência.
Foi construída uma nova igreja próximo da anterior; construiu-se uma nova residência paroquial e, também a capela de São Cristóvão na Cruz da Légua.

Entretanto a velha igreja sofreu obras de beneficiação e transformada em Capela Velório e, foi ainda construído o actual salão paroquial.

São 95 anos de intensa actividade pastoral devendo, por isso, começar-se a preparar o centenário da Paróquia das Pedreiras.

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia…

Partilhar

Share on facebook
Share on twitter

Print

Print Friendly, PDF & Email

REDE - Revista Digital

Mais recente

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.