Paróquia da Serra de Santo António celebra 100 anos

As comemorações continuam até ao fim de 2022 mas, desde já, a paróquia agradece a todos os seus colaboradores e benfeitores e a todos os que nesta data tão especial, prestaram seu tempo e simpatia em celebrar connosco este centenário.

Em 19 de Agosto de 1922, D. José Alves Correia da Silva, o primeiro bispo da Diocese de Leiria restaurada, decretou a criação da paróquia da Serra de Santo António, obtendo a sua independência da Paróquia de Minde, a que pertencia antes. O mesmo decreto foi lido nas comemorações feitas nos dias 19 e 21 de agosto 2022, no âmbito da celebração do centenário da criação da dita paróquia. 

Paróquia da Serra de Santo António celebra 100 anos

As comemorações do centenário iniciaram-se logo no início deste ano, com várias atividades em cada mês, com o objetivo de despertar e preparar a comunidade a esta grande celebração; atividades como cantar as janeiras, retiro quaresmal com tema: gratidão e missão, peregrinação comunitária a Fátima e a festa em honra de Santo António, o orago da paróquia. 

Nos dias 19 e 21, a comunidade paroquial da Serra de Santo António celebrou os 100 anos da criação da paróquia. No dia do centenário, 19 de agosto, às 20h30, a comunidade fez uma romagem a cemitério em homenagem aos beneméritos da paróquia. Depois houve um momento musical na Igreja com o Grupo Coral da paróquia da Serra de Santo António e o grupo Eucaristus. 

No dia 21, domingo, às 14h30, D. Serafim de Sousa Ferreira e Silva, bispo emérito de Leiria-Fátima, presidiu à missa, acompanhado por padre Jorge Guarda, vigário geral, padre José Maria Cardoso, superior provincial dos Missionários do Verbo Divino, padre José Alves, vigário da vara de Porto de Mós, padre Sebastian Joseph e padre Charlie Bardaje, parócos, e de alguns sacerdotes que passaram e trabalharam nesta paróquia. Depois da missa, houve o descerramento da placa comemorativa seguida de sessão solene no salão paroquial onde as autoridades civis e eclesiásticas prestaram homenagem e desafiaram a comunidade da sua vida e missão como comunidade cristã.

As comemorações continuam até ao fim de 2022 mas, desde já, a paróquia agradece a todos os seus colaboradores e benfeitores e a todos os que nesta data tão especial, prestaram seu tempo e simpatia em celebrar connosco este centenário com gratidão a Deus e nos motivar de continuar com a nossa missão. Muito obrigado. 

Partilhar / Print

Print Friendly, PDF & Email

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia

Mais recente

plugins premium WordPress