Paróquia da Ortigosa em destaque no Presente

“Terra fértil de gente generosa” é o título do caderno de 3 páginas sobre a paróquia da Ortigosa, na edição desta semana (13.03.2014) do semanário diocesano Presente Leiria-Fátima.

A 14 km do centro da cidade de Leiria  e a 40 km da Figueira da Foz, a paróquia da Ortigosa beneficia de boas acessibilidades. A freguesia foi constituída a 2 de Outubro de 1962, com uma área de 14 km2, por desanexação da freguesia do Souto da Carpalhosa.

Os seus terrenos são atravessados por diversos e preciosos cursos de água, fundamentais para a grande fertilidade dos campos. Este terá sido um dos fatores que permitiu que aqui se desenvolvesse desde muito cedo uma próspera agricultura. Acredita-se que a maior parte dos lugares terão integrado o Reguengo do Ulmar. Assim sendo, é possível que, até 1291, os seus campos estivessem permanentemente alagados, impedindo a fixação das populações. Conta-se que, nesse ano, D. Dinis ordenou aos monges agrónomos de Alcobaça a secagem desses autênticos pantanais, que acabaram por se converter em férteis campos de cultura. A partir daí, a região de Ulmar inicia um grande período de desenvolvimento.

Conheça os principais dinamismo desta comunidade e confira a entrevista ao pároco, na edição em papel.

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia…

Partilhar

Share on facebook
Share on twitter

Print

Print Friendly, PDF & Email

REDE - Revista Digital

Mais recente

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.