Paróquia da Marinha Grande mostra património cultural

No próximo sábado, dia 5 de maio, pelas 17h00, será inaugurada a exposição temporária “Viver a Fé em Cristo na Marinha Grande”, que ficará patente no átrio do Núcleo de Arte Contemporânea do edifício da “Resinagem”, na cidade vidreira, até ao dia 24 de junho.

A iniciativa, organizada pela paróquia em colaboração com o Departamento do Património Cultural da Diocese de Leiria-Fátima e o apoio da Câmara Municipal da Marinha Grande, integra-se no contexto das celebrações do Centenário da Restauração da Diocese.

“Se não é possível fazer a história da Marinha Grande sem a associar ao Pinhal do Rei e ao labor dos artífices do vidro, também é impossível esquecer o contributo da comunidade cristã que neste território viveu e vive a sua fé, sobretudo no que esta atitude contribuiu para a construção da identidade alicerçada na forma de ler o mundo através da chave do Evangelho de Cristo”, refere o discurso museológico desta mostra. Entre muitas outras memórias de interesse, aponta-se a citação de “O Couseiro ou Memórias do Bispado de Leiria”, obra do século XVII: «No anno de 1590 fizeram os moradores da Marinha e Gracia petição ao mesmo bispo D. Pedro, dizendo que tinham feito uma ermida, da invocação de N. Senhora do Rozario, no logar da Marinha, e pediam licença para n’ella se dizermissa […]. No anno de 1600 [o bispo] a erigiu em freguezia, debaixo da mesma invocação do Rozario […]»

A visita a esta exposição será “uma excelente oportunidade para descobrir e conhecer melhor as raízes da comunidade, através de exemplares únicos do seu património cultural, bem como de homenagear os antepassados pelo legado que deixaram como reflexo da sua fé, vivência, trabalho e amor a Deus e ao próximo”, refere a paróquia em nota enviada ao Presente.

Partilhar / Print

Print Friendly, PDF & Email

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia

plugins premium WordPress