Paróquia da Cruz da Areia está maior com São Romão e Guimarota

Constituída há 15 anos, em 2004, a Comunidade Pastoral de São Romão e Guimarota vai passar a fazer parte da paróquia da Cruz da Areia. 

O decreto episcopal que determina esta nova configuração foi publicado nesta quinta-feira, dia 18 de abril, tendo em vista “um serviço pastoral mais próximo e estável, para o crescimento da vida cristã” através dum “enquadramento pastoral mais definido, amplo e estimulante, unindo e integrando as duas partes que a compõem numa mesma paróquia”.

Esta decisão de alteração territorial foi tomada após a “consulta dos sacerdotes que trabalham na Vigararia de Leiria, os membros da Comunidade em causa e os órgãos consultivos das paróquias envolvidas, esolicitado o parecer do Conselho Presbiteral e ponderado as circunstâncias, vantagens e inconvenientes para o cuidado pastoral do povo de Deus”. O mesmo decreto afirma que esta nova configuração não traz “prejuízo do seu desejo de autonomia” e que, “mediante a comunhão de dons, serviços e esforços pastorais, poderá enriquecer aquela no seu desenvolvimento e empenho na evangelização, e, ao mesmo tempo, encontrar ela própria maior estímulo, referência e ajuda para crescer, com uma consciência aprofundada da pertença eclesial e da participação na missão comum da Igreja”.

A partir de agora administração dos bens da Comunidade compete à comissão administrativa presidida pelo pároco da Cruz da Areia, pelo que “os livros de batismos e casamentos serão transferidos para o cartório paroquial, passando os registos de sacramentos e de exéquias a fazer-se nos livros paroquiais” da nova paróquia a que pertence a Comunidade. Também a transferência da “constituição de direito de superfície” do terreno onde estão as instalações que servem de sede da Comunidade, em São Romão” foi estabelecida pelo Município de Leiria mediante escritura assinada em 2 de julho de 2018.


Leia esta e outras notícias na...

Receba os nossos destaques no seu email

Não precisa de vir ao site da Diocese para estar informado das notícias mais importantes. Basta indicar o seu email neste formulário:

Nota: para garantir a segurança e proteção dos seus dados, deve confirmar a sua inscrição. As instruções estão num email que irá receber. Depois de confirmar, começará a receber emails a partir de info@leiria-fatima.pt com média regularidade. A qualquer momento pode cancelar subscrição.

Partilhar

Share on facebook
Share on twitter

Print

Print Friendly, PDF & Email

REDE - Revista Digital

Mais recente

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.