Paróquia da Cruz da Areia em destaque no Presente

“A paróquia mais recente da Diocese” é o título do caderno de 3 páginas sobre a paróquia da Cruz da Areia, na edição desta semana (20.03.2014) do semanário diocesano Presente Leiria-Fátima.

A Paróquia da Cruz da Areia foi criada por D. Serafim de Sousa Ferreira e Silva, em julho de 2005, dia da festa litúrgica de Santa Isabel de Portugal. O ato surge como consequência do crescimento da comunidade, que se iniciara na década de 1980.

O então pároco de Leiria, padre Manuel da Silva Gaspar, sentiu que era urgente encontrar um espaço apropriado para a celebração da Missa dominical, o ensino da catequese e outras atividades pastorais capazes de congregar a comunidade. As Irmãs Franciscanas disponibilizaram as instalações do Colégio Conciliar de Maria Imaculada. E, durante vários anos, o colégio foi o centro agregador da população cristã do bairro.

Em dezembro de 1985, a autarquia cede um terreno de 4.000 m2, destinado à construção de uma igreja e de um centro pastoral. Em maio de 1994, o Bispo Diocesano preside à Bênção da Primeira Pedra e, em julho de 1995 é inaugurado o salão. O esforço envolveu um custo de cerca de 50.000 contos (o equivalente 250 mil euros), o trabalho e a generosidade de muitas pessoas, empresas e instituições.

Fizeram-se encontros, organizaram-se convívios e promoveram-se inúmeras iniciativas com vista à angariação de fundos. Ao mesmo tempo que avançavam as obras materiais e crescia o espírito cristão. Em dezembro de 1999, D. Serafim de Sousa Ferreira e Silva, acompanhado por um numeroso grupo de sacerdotes e pelo povo da Cruz da Areia, em festa, procede à Bênção e inauguração solene da nova igreja, à qual é dada como Padroeira a Rainha Santa Isabel.

Em setembro de 2000, o padre Cristiano Saraiva é nomeado como “Responsável Pastoral ou Capelão da Comunidade da Cruz da Areia”. O documento de nomeação diz que o sacerdote “exercerá as suas funções na perspetiva de, quanto antes, a referida unidade pastoral poder ser criada Quase-Paróquia”. O que veio a acontecer por decreto do Bispo Diocesano, em dezembro de 2000, com efeito a partir de 1 de Janeiro de 2001.

Com limites geográficos definidos e a autonomia Quase-Paróquia, a comunidade continuou o seu caminho de aprofundamento da vida cristã. Desenvolveram-se estruturas pastorais, cresceu a vivência e a participação comunitárias, aumentou o sentido de responsabilidade individual e coletiva entre os seus membros. Em julho de 2005, D. Serafim de Sousa Ferreira e Silva erige canonicamente a nova paróquia com a designação de Paróquia de Santa Isabel de Portugal.

É a paróquia mais recente da diocese de Leiria-Fátima.

Conheça os principais dinamismos desta comunidade e confira a entrevista ao pároco, na edição em papel.

Receba as notícias do SÍNODO em tempo real

Pode, ainda, escolher quais as notícias que quer receber: destaques, lectio divina, catequese, da sua paróquia…

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia…

Leia esta e outras notícias na...

Escrito por:

Partilhar / Print

Share on facebook
Share on twitter
Print Friendly, PDF & Email

REDE - Revista Digital

Mais recente

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.


Obrigado a quem nos ajuda!

Estes são os nossos mais recentes benfeitores:

Se quiser fazer o seu donativo...

Por Multibanco:

Entidade: 21 800
Referência: 351 617 062
Valor: (*)

Obs:
* o mínimo permitido com esta referência é de 10,00€
Os donativos feitos por esta via não permitem identificar o remente.
Se não pretenderem anonimato, devem enviar um email ou sms a informar a oferta: 
gic@leiria-fatima.pt