Paróquia da Batalha prepara-se para o desconfinamento

Cada família da paróquia terá recebido na sua caixa do correio um folheto com as condições exigidas às pessoas e às igrejas para a participação dos fiéis nas celebrações.

No próximo sábado, dia 30, vamos poder acolher nas nossas celebrações os membros das nossas comunidades que queiram participar. No entanto a participação é muito condicionada ainda pelo estado de pandemia que continuamos a viver.
Cada família da paróquia terá recebido na sua caixa do correio um folheto com as condições exigidas às pessoas e às igrejas para a participação dos fiéis nas celebrações.

As condições fundamentais são:

  • Quem se sentir doente não deve participar na Missa presencial e os que pertencem a grupos de risco deverão optar por ir durante a semana, em que há menos fiéis.
  • Os participantes devem manter entre si a distância de 2 metros (exceto pessoas que vivem juntas). Os lugares ocupáveis estarão devidamente sinalizados.
  • É obrigatório desinfetar as mãos à entrada e o uso de máscara durante todo o tempo da celebração,
  • Não se distribuirão folhas de cânticos ou outros papéis, o Ecos ficará à saída e cada família pode levar consigo no fim de cada celebração. As ofertas não serão recolhidas no ofertório, mas recolhidas à saída da igreja.
  • Não se fará o gesto de paz.
OLYMPUS DIGITAL CAMERA

O QUE PEDIMOS

Para pudermos organizar devidamente os espaços das igrejas devemos ter uma ideia das pessoas que quererão participar em cada uma das missas. Por isso pedimos que cada família preencha os dados que são pedidos nas folhas que foram distribuídas e façam chegar às igrejas ou ao cartório paroquial até segunda, dia 25.

Precisamos de formar equipas de acolhimento para cada celebração. Cada deverá ter pelo menos quatro elementos. Temos já algumas formadas, mas precisamos de voluntários. Se puder colaborar é favor de comunicar.

O QUE DECIDIMOS

Missa dominicais
Na paróquia da Batalha, haverá as seguintes Missas – vespertinas: 18h30 nos Casais dos Ledos e 20h00 no Mosteiro; domingos e dias santos:08h30 na Faniqueira, 09h30 na Golpilheira, 11h00 e 16h00 no Mosteiro.
Missas de semana:
A partir de 31 de maio voltaremos a celebrar missa de semana nas nossas igrejas, com as condicionantes que já sabemos: uso de máscaras e distanciamento de 2 m:
No Mosteiro: segundas às 10h00 e quartas às 19h00
Nas Brancas: 3ª segunda-feira do mês às 20h00
Na Rebolaria: na 1ª terça-feira do mês às 20h00
Na Quinta do Sobrado: na 2ª terça-feira do mês às 20h00
Em Santo Antão: 3ª terça-feira do mês às 20h00

Festas dos padroeiros

Até ao final de setembro não haverá qualquer festa religiosa na paróquia. Nessa altura, se as condições forem alteradas decidiremos de acordo.
Domingo, dia 7 de junho, é o dia da Santíssima Trindade. Os mordomos da Santíssima Trindade são convidados nesse dia a participar na Missa no Mosteiro às 16h00. A missa será pelas suas intenções. Aí poderão entregar a mordomia não em géneros, mas somente em dinheiro.

Funerais

A partir de 30 de maio passaremos a poder celebrar missas de corpo presente nas igrejas.
O número de participantes fica condicionado ao espaço, atendendo a que cada pessoa deverá ter para si um espaço de 4 m2 (a não ser que vivam na mesma casa). Todos os participantes deverão usar máscara que só poderão tirar quando receberem a Comunhão. A Comunhão será sempre na mão e não língua. O cortejo fúnebre para o cemitério não poderá ser feito a pé.

CATEQUESE

Se as condições o permitirem, esperamos em outubro celebrar a Primeira Comunhão para as crianças que frequentaram o 3º ano e em Dezembro a Profissão de Fé para os que frequentaram o 6º ano.
Em 24 de agosto, esperamos realizar uma reunião com os coordenadores da catequese para prepararmos o novo ano que se prevê começar em meados de setembro, se houver condições para tal.

Leia esta e outras notícias na...

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.