Paróquia da Bajouca festejou 43 anos de caminhada

No passado dia 2 de fevereiro, a paróquia da Bajouca comemorou os 43 anos da sua criação, por provisão do então bispo de Leiria, D. João Pereira Venâncio, com a designação de Freguesia de Santo Aleixo da Bajouca e sob o patrocínio de Nossa Senhora da Piedade, devoção muito antiga nos povos desta terra. Foi a última paróquia da diocese de Leiria a ser criada antes do 25 de Abril de 1974.

Foi seu primeiro pároco o padre Elias Ferreira da Costa, que começa “do nada”, com um grupo de cristãos empenhados. Com mais de 500 pessoas emigradas, principalmente em França e Alemanha, uma das primeiras iniciativas foi a visita a estes dois países para se encontrar com eles. Criou o jornal “O Elo”, que se publicou sem interrupções durante 12 anos. Começou também a idealizar a nova igreja, obra que será iniciada em 1977 pelo novo pároco, padre Manuel Duarte Lopes da Silva, que entra em 1973 na paróquia.

Em 1982, é acolhido como pároco o padre Virgílio Crespo, assumindo como principal missão concluir a igreja e unir a paróquia que durante os últimos dois anos se debatia com alguns problemas. Finalmente, em maio de 1984, a Bajouca vive um dos dias mais importantes da sua história, com a inauguração de três obras muito importantes: a igreja, a sede da Junta e um infantário.

Em dezembro de 1997, entra na paróquia padre Abel Santos, que tem ajudado esta comunidade a caminhar e a crescer.

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia…

Partilhar

Share on facebook
Share on twitter

Print

Print Friendly, PDF & Email

REDE - Revista Digital

Mais recente

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.