Paróquia da Bajouca celebra os 50 anos da sua criação

No dia 2 de fevereiro, quarta-feira, dia dos consagrados, às 20h30, na igreja paroquial, é realizada uma celebração para dar graças a Deus pelos dons recebidos ao longo destes 50 anos e lembrar também os que já partiram e serviram esta comunidade como párocos ou como agentes da pastoral.

No dia 2 de fevereiro de 1972, dia de “Nossa Senhora das Candeias”, foi criada a paróquia da Bajouca por provisão do então bispo de Leiria, D. João Pereira Venâncio, com a designação de “Freguesia de Stº. Aleixo da Bajouca, sob o patrocínio de Nossa Senhora da Piedade, devoção muito antiga nos povos desta terra”.

Foi a última paróquia da Diocese de Leiria, a ser criada antes do 25 se Abril.

Para assinalar esta data, no dia 2 de fevereiro foi preparado um programa, simples, tendo em conta as limitações da pandemia.

No dia 2 de fevereiro, quarta-feira, dia dos consagrados, às 20h30, na igreja paroquial, é realizada uma celebração para dar graças a Deus pelos dons recebidos ao longo destes 50 anos e lembrar também os que já partiram e serviram esta comunidade como párocos ou como agentes da pastoral. Preside o padre Jorge Guarda, vigário-geral da diocese de Leiria-Fátima, com a presença de alguns sacerdotes naturais da paróquia ou que nela foram párocos.

Depois da celebração há uma pequena cerimónia para evocar historicamente a criação da Paróquia. No final, à saída da igreja, será feita a partilha do bolo de aniversário. Estas celebrações terão transmissão em direto na página da paróquia da Bajouca.

Receba as notícias do SÍNODO em tempo real

Pode, ainda, escolher quais as notícias que quer receber: destaques, lectio divina, catequese, da sua paróquia…

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia

Leia esta e outras notícias na...