No dia 2 de fevereiro de 1972, dia de “Nossa Senhora das Candeias”, foi criada a paróquia da Bajouca por provisão do então bispo de Leiria, D. João Pereira Venâncio, com a designação de “Freguesia de Stº. Aleixo da Bajouca, sob o patrocínio de Nossa Senhora da Piedade, devoção muito antiga nos povos desta terra”.
Foi a última paróquia da Diocese de Leiria, a ser criada antes do 25 se Abril.
Para assinalar esta data, no dia 2 de fevereiro foi preparado um programa, simples, tendo em conta as limitações da pandemia.
No dia 2 de fevereiro, quarta-feira, dia dos consagrados, às 20h30, na igreja paroquial, é realizada uma celebração para dar graças a Deus pelos dons recebidos ao longo destes 50 anos e lembrar também os que já partiram e serviram esta comunidade como párocos ou como agentes da pastoral. Preside o padre Jorge Guarda, vigário-geral da diocese de Leiria-Fátima, com a presença de alguns sacerdotes naturais da paróquia ou que nela foram párocos.
Depois da celebração há uma pequena cerimónia para evocar historicamente a criação da Paróquia. No final, à saída da igreja, será feita a partilha do bolo de aniversário. Estas celebrações terão transmissão em direto na página da paróquia da Bajouca.