Para os jovens: Liturgia e Pastoral Juvenil juntam-se para fazer “Tubo de Ensaio”

Os jovens da diocese de Leiria-Fátima têm mais uma proposta acabada de sair da colaboração entre o Departamento da Liturgia e o Serviço Diocesano da Pastoral Juvenil (SDPJ).

Os jovens da diocese de Leiria-Fátima têm mais uma proposta acabada de sair da colaboração entre o Departamento da Liturgia e o Serviço Diocesano da Pastoral Juvenil (SDPJ). O “Tubo de Ensaio” é uma proposta formativa que junta três áreas: a música, a liturgia e a pastoral juvenil. No total, compreende três sessões de formação para cantores, instrumentistas, responsáveis por grupos corais, grupos contratados para cantar em celebrações festivas e para qualquer curioso ou interessado por este tema.

Segundo a nota enviada pela organização, “serão abordadas várias questões e preocupações com que muitas vezes nos confrontamos quando temos de preparar uma celebração: onde se senta o coro?, temos de arranjar alguém para cantar o salmo!, quando é que devo acabar o cântico da comunhão?, como é que eu escolho os cânticos para cada momento?.  E claro, também haverá tempo para ensaiar e, quem sabe, aprender cânticos novos!”

A pastoral juvenil encara a música como um meio de animação de fé muito forte, “como um combustível sem fim Daquele que nos faz arder o coração”, justificam, dizendo que nem sempre “conseguimos aproveitar o verdadeiro significado da música na Liturgia, nem damos valor a este serviço numa celebração de fé ou em qualquer outro momento de oração”.

Este projeto servirá para esclarecer as dúvidas que surgem no momento de preparar uma celebração com jovens em que tudo se decida, apenas, com base na experiência. O SDPJ acha que estas circunstâncias fazem com que “na maioria das vezes, as celebrações pareçam concertos em que a assembleia não participa ou num momento em que a ‘malta do coro’ se diverte, mas não vive a Eucaristia a que é chamado a servir”.

É no sentido de dar valor e sentido à animação musical por parte dos jovens que o SDPJ sentiu a necessidade de propor esta formação sobre a ligação dos jovens com a música e a Liturgia na Diocese. Desta forma “a animação Eucarística pode ganhar uma nova força, quando nos deixamos animar pelo verdadeiro Animador da nossa Fé”. 

As datas estão marcadas — 18 e 25 de janeiro, e 8 de fevereiro — e o local de realização da iniciativa é o Seminário Diocesano de Leiria. As inscrições já estão abertas e são feitas individualmente através de formulário próprio, tendo um custo de 5€.

Formulário de inscrição:
http://bit.ly/2Q4kh7t

Receba as notícias do SÍNODO em tempo real

Pode, ainda, escolher quais as notícias que quer receber: destaques, lectio divina, catequese, da sua paróquia…

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia…

Leia esta e outras notícias na...

Escrito por:

Partilhar / Print

Share on facebook
Share on twitter
Print Friendly, PDF & Email

REDE - Revista Digital

Mais recente

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.


Obrigado a quem nos ajuda!

Estes são os nossos mais recentes benfeitores:

Se quiser fazer o seu donativo...

Por Multibanco:

Entidade: 21 800
Referência: 351 617 062
Valor: (*)

Obs:
* o mínimo permitido com esta referência é de 10,00€
Os donativos feitos por esta via não permitem identificar o remente.
Se não pretenderem anonimato, devem enviar um email ou sms a informar a oferta: 
gic@leiria-fatima.pt