Papa saúda cessar-fogo no Médio Oriente e fala em «centelha de esperança» para a paz

O Papa Leão XIV saudou este domingo o plano de cessar-fogo entre Israel e o movimento islamita Hamas, em vigor desde sexta-feira, considerando-o uma “centelha de esperança” para o Médio Oriente, após dois anos de conflito e devastação.

“Nos últimos dias, o acordo sobre o início do processo de paz trouxe uma centelha de esperança à Terra Santa. Encorajo as partes envolvidas a prosseguirem com coragem o caminho traçado, rumo a uma paz justa, duradoura e respeitosa das legítimas aspirações do povo israelita e do povo palestino”, afirmou o Papa, após a recitação do ângelus, na Praça de São Pedro.

Perante milhares de peregrinos que participavam no Jubileu da Espiritualidade Mariana, com a presença da imagem de Nossa Senhora de Fátima, Leão XIV evocou o sofrimento causado pela guerra desde outubro de 2023. “Dois anos de conflito deixaram morte e destruição por toda a parte, especialmente no coração daqueles que perderam brutalmente os seus filhos, pais, amigos, tudo”, lamentou, acrescentando: “Com toda a Igreja, estou próximo da vossa imensa dor. Hoje, especialmente a vós, é dirigida a carícia do Senhor.”

O Papa convidou ainda os católicos a rezar “ao Deus da Paz”, pedindo-Lhe que cure as feridas e ajude a redescobrir “que o outro não é um inimigo, mas um irmão”.

O cessar-fogo na Faixa de Gaza, anunciado na madrugada de quinta-feira, é a primeira etapa de um plano de paz proposto pelo presidente norte-americano, Donald Trump, após negociações mediadas por Egito, Qatar, Estados Unidos e Turquia.

Leão XIV manifestou também preocupação com os ataques que continuam a atingir cidades ucranianas, provocando vítimas civis, e deixou uma palavra de solidariedade ao povo do Peru, “neste momento de transição política”, desejando que o país siga “no caminho da reconciliação e da unidade nacional”.

Jornadas Nacionais de Catequistas
18 de Outubro
Partilhar

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia