Cidade do Vaticano, 09 mai 2025 (Ecclesia) – O Papa Leão XIV decidiu reconduzir provisoriamente todos os membros da Cúria Romana, incluindo os chefes e secretários das várias instituições, anunciou hoje a sala de imprensa da Santa Sé.
Segundo o comunicado, “o Santo Padre manifestou a vontade de que os responsáveis da Cúria Romana continuem nas suas funções até novas ordens”, com o objetivo de reservar tempo para “reflexão, oração e diálogo” antes de qualquer nomeação definitiva.
Esta decisão segue-se à morte do Papa Francisco, a 21 de abril, que levou à apresentação dos cargos pelos responsáveis da Cúria Romana, conforme as normas estabelecidas. Em 2022, o Papa Francisco promulgou a constituição apostólica Praedicate evangelium, que propôs uma reforma para tornar a Cúria mais atenta à Igreja e ao mundo, com a fusão das Congregações e Conselhos Pontifícios em Dicastérios.
A reforma também abriu a possibilidade para que os leigos assumam funções de governo, como é o caso do jornalista Paolo Ruffini, prefeito do Dicastério para a Comunicação. A irmã Simona Brambilla e a irmã Raffaella Petrini também fazem história como as primeiras mulheres a ocupar cargos de grande responsabilidade na Cúria.