Papa nomeia novo presidente para a Comissão Pontifícia para a Proteção de Menores

O Papa Leão XIV nomeou o arcebispo francês D. Thibault Verny como novo presidente da Comissão Pontifícia para a Proteção de Menores. O prelado sucede ao cardeal norte-americano Seán Patrick O’Malley, a quem agradeceu a liderança “corajosa e profética” e que considerou “bússola moral” num tempo de grandes desafios.

D. Thibault Verny, que liderou o Conselho para a Prevenção e o Combate à Pedofilia da Conferência Episcopal Francesa até junho, manifestou-se “honrado” com a nomeação e reconheceu a “grave e sagrada missão” de tornar a Igreja “mais vigilante, responsável e compassiva na proteção dos mais vulneráveis”.

Entre as prioridades que assume estão o apoio às Igrejas locais, especialmente às que enfrentam maiores dificuldades na implementação de medidas de proteção, e a promoção da subsidiariedade e da partilha equitativa de recursos. O novo responsável sublinha ainda a importância de escutar as vítimas e envolver as suas famílias no trabalho da comissão.

O arcebispo francês teve papel central na criação da CIASE, que produziu o relatório Sauvé, e na constituição do INIRR, organismo de reparação e indemnização das vítimas de abuso sexual na Igreja em França.

Assembleia Diocesana
5 de Outubro
, às 15:00
Curso de Introdução à Missão de Catequista
11 de Outubro
Jornadas Nacionais de Catequistas
18 de Outubro
Partilhar

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia