Cidade do Vaticano, 28 ago 2025 (Ecclesia) – O Papa Leão XIV manifestou “sentidas condolências e a garantia de proximidade espiritual” às vítimas do tiroteio ocorrido na igreja da Anunciação, em Minneapolis, no estado norte-americano do Minnesota. Num telegrama enviado pelo secretário de Estado do Vaticano, cardeal Pietro Parolin, o Papa, “profundamente triste” com a tragédia, confiou “à comunidade da escola católica da Anunciação, à Arquidiocese de São Paulo e Minneapolis e às pessoas das ‘Twin Cities’ a bênção apostólica, como sinal de paz, fortaleza e consolação em Jesus”.
O ataque aconteceu na quarta-feira, durante a Missa de abertura do ano letivo, e provocou a morte de duas crianças, de 8 e 10 anos, além de vinte feridos. O agressor suicidou-se após os disparos. O complexo paroquial integra também uma escola, que acompanha crianças desde o jardim de infância até ao terceiro ciclo do Ensino Básico.
Leão XIV, de origem norte-americana, rezou pelas vítimas mortais, pelos feridos e por todos os que prestaram socorro. O arcebispo local, D. Bernard Hebda, agradeceu a solidariedade expressa pelo Papa e pelas comunidades de todo o mundo, reconhecendo o “horror testemunhado num lugar que deveria ser de segurança e paz”.
Este ataque insere-se num contexto de crescente violência armada em Minneapolis, onde, em apenas 12 horas, foram registados 12 tiroteios, com três mortos e oito feridos, segundo informações da polícia local.