Roma, 10 jul 2025 (Ecclesia) – O Papa Leão XIV manifestou o desejo de regressar a Portugal “logo que possível”, revelou Domingos Fezas Vital, embaixador cessante junto da Santa Sé, após um encontro de despedida no Vaticano, a 5 de julho.
“Disse-me que queria voltar a Portugal logo que possível”, afirmou o diplomata em entrevista à Agência ECCLESIA e à Rádio Renascença, a ser publicada este domingo.
Fezas Vital, que termina funções por limite de idade, recordou a visita do Papa a Lisboa em agosto de 2023, durante a Jornada Mundial da Juventude. “A iniciativa foi dele, de me confirmar essa vontade. Ele sabe que há uma enorme vontade de o acolher em Portugal, de o acolher em Fátima”, acrescentou.
O embaixador destacou ainda a “profunda devoção mariana” de Leão XIV, visível desde o início do seu pontificado. A 13 de maio, o presidente da Conferência Episcopal Portuguesa, D. José Ornelas, consagrou em Fátima o novo pontificado à Virgem Maria.
Desde 1967, Fátima recebeu sete visitas papais. O presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, recordou também o acolhimento caloroso do povo português ao novo Papa e a abertura manifestada para uma futura visita.