O Papa Francisco confirmou esta manhã ao Cardeal D. António Marto a intenção de vir a Fátima em 2023, por ocasião da Jornada Mundial da Juventude, que se realizará em Lisboa.
“Ao longo da nossa conversa, que durou cerca de trinta minutos o Santo Padre explicitou-me a sua vontade de, nessa ocasião, também peregrinar a Fátima” afirma D. António Marto numa nota que fez chegar à sala de Imprensa do Santuário de Fátima.
O bispo de Leiria-Fátima foi recebido em audiência privada pelo Papa Francisco, no Vaticano.
“Foi um encontro muito cordial, no qual expressei ao Papa o agradecimento pelo seu testemunho de esperança e encorajamento neste momento difícil que o mundo atravessa” refere D. António Marto. “Exprimi-lhe ainda a minha profunda estima pela sua pessoa e a minha comunhão com o seu ministério petrino” esclarece ainda ao sublinhar que, durante a audiência, ambos “trocaram impressões” sobre a pandemia em Portugal e “sobre os efeitos que esta tem tido na vida da Diocese e do Santuário de Fátima”.
Da audiência pedida pelo prelado de Leiria que, desde 2018, integra o grupo de cardeais da Cúria Romana, D. António Marto trás consigo uma “especial saudação e bênção aos peregrinos do Santuário de Fátima” a quem pediu “que nos lembrássemos dele na nossa oração junto de Nossa Senhora”.
Recorde-se que no passado dia 12 de março, o Papa Francisco já tinha anunciado esta vontade ao Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.
Em declarações à imprensa em Roma, no final da audiência o chefe de Estado Português, afirmava que o encontro tinha decorrido “ como há cinco anos” e que tinha sido “uma ocasião para ver como o papa está atento a tudo. […] Falou, como é evidente, da ida a Portugal em 2023, a Lisboa e a Fátima – acrescentou logo – nas Jornadas Mundiais da Juventude”, disse o chefe de Estado.
Francisco esteve em Fátima como peregrino há precisamente quatro anos, tendo na ocasião canonizado os dois primeiros santos de Fátima, Francisco e Jacinta Marto.