Papa envia mensagem a presidente da Ucrânia no aniversário da independência

Cidade do Vaticano, 24 ago 2025 – O Papa Leão XIV enviou uma mensagem ao presidente Volodymyr Zelensky, por ocasião do 34.º aniversário da independência da Ucrânia, evocando as vítimas da guerra e pedindo o fim da invasão russa.

“Com o coração ferido pela violência que devasta a vossa terra, dirijo-me a vós”, escreveu o Papa, pedindo a Deus que console todos os que sofrem as consequências do conflito, fortaleça os feridos e conceda o descanso eterno às vítimas mortais. Na mensagem, assegurou a sua oração “pelo povo ucraniano que sofre por causa da guerra”, em particular pelos que perderam familiares, foram feridos ou ficaram sem casa.

O Papa apelou ao silêncio das armas e à abertura de caminhos de diálogo, confiando a Ucrânia à proteção da Virgem Maria, Rainha da Paz. A mensagem foi partilhada por Zelensky na rede X, onde agradeceu as “palavras profundas” de Leão XIV, bem como a sua “atenção e oração”, sublinhando que a esperança do povo está voltada para “a conquista da tão esperada paz”.

Após a recitação do ângelus dominical, perante milhares de peregrinos na Praça de São Pedro, Leão XIV recordou a Ucrânia, convidando à oração mundial pela paz no país martirizado. A guerra, iniciada em fevereiro de 2022 com a invasão russa, mantém cerca de 20 por cento do território ocupado, enquanto Kiev insiste na restauração das fronteiras de 1991.

No mesmo dia, o presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa, enviou uma carta a Zelensky, reafirmando que “Portugal continua ao lado da Ucrânia e da sua independência”, rejeitando qualquer acordo de paz que legitime a ocupação russa.

Assembleia Diocesana
5 de Outubro
, às 15:00
Curso de Introdução à Missão de Catequista
11 de Outubro
Jornadas Nacionais de Catequistas
18 de Outubro
Partilhar

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia