Papa deixa território português após dois dias de peregrinação no Santuário

O Papa Francisco partiu este sábado à tarde rumo ao Vaticano, depois de dois dias de visita ao Santuário de Fátima, onde presidiu às cerimónias dos 100 anos das Aparições de Nossa Senhora de Fátima.

O avião Airbus 320 da TAP onde seguiu o Papa argentino, batizado com o nome ‘Grão vasco’, levantou do solo português, na Base Aérea de Monte Real, às 15h53, depois das últimas cerimónias protocolares, que decorreram com a presença de muitas pessoas, de muitos peregrinos que acorreram à Base Aérea n.º 5.

À chegada ao local, Francisco foi saudado pelas pessoas e recebeu flores de algumas crianças que o aguardavam no local.

Depois disso, o veículo que transportou o Papa seguiu em marcha lenta, com Francisco a acenar para as pessoas e também para os militares e funcionários da Base Aérea de Monte Real.

Mais tarde, acompanhado pelo presidente da República Portuguesa, Marcelo Rebelo de Sousa, e pelo núncio apostólico (representante da Santa Sé) em Portugal, D. Rino Passigato, Francisco despediu-se das altas patentes militares, do Governo e das forças de segurança que acompanharam a sua visita, e também de vários bispos católicos portugueses.

O Papa subiu depois ao avião, onde no topo lançou uma última bênção antes de entrar a bordo, tendo em fundo as saudações e manifestações de alegria de todas as pessoas presentes.

A porta do avião fechou às 15h25 e o avião Airbus 320 da TAP seguiu rumo ao Vaticano, ao Aeroporto de Roma/Ciampino, onde deverá chegar (com atraso em relação ao horário inicial) por volta das 19h00.

A viagem do Papa argentino a Portugal começou no dia 12 às 14h00 (menos uma em Lisboa), altura em que partiu do aeroporto de Fiumicino rumo a Portugal e à referida base, situada a cerca de 40 quilómetros de Fátima, onde chegou às 16h09 locais.

Ainda em Monte Real decorreu a cerimónia de boas-vindas e, às 16h35, um encontro privado com o presidente da República Portuguesa, Marcelo Rebelo de Sousa, altura em que tiveram ocasião de trocar alguns presentes.

Às 16h55, Francisco fez uma visita à Capela da Base Aérea, onde rezaram Paulo VI (1967) e João Paulo II (1991), cumprimentando militares com seus filhos doentes.

Seguiu-se a deslocação para o Estádio de Fátima, em helicóptero, que antecedeu a deslocação para o Santuário de Fátima, em papamóvel.

O primeiro momento da agenda do Papa no Santuário foi a visita à Capelinha das Aparições, às 18h15, para um momento de oração, antes da oferta da terceira Rosa de Ouro ao Santuário.

O Papa Francisco dirigiu depois uma saudação aos peregrinos, pelas 21h30, aquando da bênção das velas, na Capelinha das Aparições, que foi seguida da recitação do Rosário.

O programa de dia 13 de maio, sábado, começou às 09h10 com um encontro com o primeiro-ministro português, António Costa, na Casa de Nossa Senhora do Carmo.

Pelas 09h40, o Papa fez uma visita à Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, onde estão sepultados os Pastorinhos de Fátima.

Francisco cumprimentou o sacerdote português mais idoso, o padre Joaquim Cunha, com 104 anos, no dia 13 de maio, antes de presidir à Missa no recinto do Santuário de Fátima.

Na Eucaristia da peregrinação internacional aniversária de maio, no Centenário das Aparições, o Papa Francisco proferiu a sua única homilia em Fátima e dirigiu uma saudação aos doentes.

A Missa a que o Papa presidiu incluiu, no seu início, o rito de Canonização de Francisco e Jacinta Marto e depois seguiu a eucaristia.

A família da criança brasileira curada por intercessão dos pastorinhos Francisco e Jacinta Marto participou no cortejo de apresentação dos dons.

No total, existiram quatro intervenções do Papa, na Cova da Iria, todas em português.

Após a Missa decorreu o almoço de encerramento com os bispos de Portugal, na Casa Nossa Senhora do Carmo.

OC/JCP/Ecclesia

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia…

Partilhar

Share on facebook
Share on twitter

Print

Print Friendly, PDF & Email

REDE - Revista Digital

Mais recente

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.