Cidade do Vaticano, 12 set 2025 (Ecclesia) – O Papa Leão XIV reuniu-se com novos bispos dos cinco continentes, deixando indicações sobre questões como comportamentos do clero, presença nas redes sociais, ecologia e os desafios do início do ministério episcopal.
O pontífice sublinhou a necessidade de enfrentar “com sentido de misericórdia e verdadeira justiça” eventuais situações de comportamentos inadequados do clero, advertindo que não podem ser “colocados na gaveta”. Respondendo a perguntas dos bispos, alertou para os riscos das redes sociais, onde “todos se sentem autorizados a dizer o que querem, mesmo coisas falsas”, e incentivou a procurar apoio de profissionais da comunicação para uma presença mais prudente e eficaz.
Leão XIV falou ainda da juventude, destacando, após o Jubileu, uma “sede de vida espiritual” que não encontra resposta nem no mundo virtual nem em propostas paroquiais mais tradicionais. Assinalou os medos e expectativas que acompanham o início do ministério episcopal, recordando a importância da experiência pastoral, do testemunho e da capacidade de renovar o contacto com o mundo.
O Papa considerou a sinodalidade um “estilo de Igreja, de escuta e de busca comum da missão” e, evocando os dez anos da encíclica Laudato Si, encorajou a integrar a ecologia na pastoral, sem confusões com visões “contrárias à antropologia cristã”. No final, agradeceu aos bispos o seu “sim”, garantindo a oração e a proximidade da Igreja no anúncio comum do Evangelho.