O Papa Leão XIV anunciou na manhã de 3 de agosto, em Roma, que a próxima edição internacional da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) terá lugar em Seul, capital da Coreia do Sul, de 3 a 8 de agosto de 2027, com o tema “Tende coragem, Eu venci o mundo”.
A revelação foi feita no final da Missa que encerrou o Jubileu dos Jovens, perante mais de um milhão de participantes reunidos na esplanada de Tor Vergata. “Depois deste Jubileu, a peregrinação de esperança dos jovens continua e levar-nos-á à Ásia”, declarou o Papa, renovando o convite feito há dois anos, em Lisboa, por Francisco.
A última vez que uma JMJ teve lugar na Ásia foi em 1995, em Manila (Filipinas), encontro que ainda detém o recorde de participação, com mais de cinco milhões de pessoas. Agora, 32 anos depois, o maior evento juvenil da Igreja Católica regressa ao continente asiático.
“É precisamente a esperança que habita nos nossos corações que nos dá a força para proclamar a vitória de Cristo Ressuscitado sobre o mal e a morte. E nisto, vós, jovens peregrinos da esperança, sereis testemunhas até aos confins da terra”, afirmou o pontífice, desafiando os jovens a continuar a sonhar e a esperar em conjunto.
Criada por São João Paulo II em 1985, a JMJ tornou-se um acontecimento marcante no calendário católico, reunindo milhões de jovens de todo o mundo para uma semana de oração, partilha, reflexão e celebração.