Pão do Espírito Santo celebrado em várias paróquias

Um dos pontos altos das Festas do Espírito Santo é a bênção e distribuição do pão, antes oferecido aos pobres.

As Festas do Espírito Santo procuram celebrar a presença de Deus na vida do Homem, contrapondo a uma visão pessimista e derrotista do tempo presente a esperança cristã num mundo melhor que pode ser construído a partir da solidariedade entre os homens de boa vontade, se estes se deixarem conduzir – mesmo que inconscientemente – pela força renovadora e recriadora do Espírito Santo, o qual “sopra onde quer!”.

Pão do Espírito Santo celebrado em várias paróquias

Um dos pontos altos das Festas do Espírito Santo é a bênção e distribuição do pão, antes oferecido aos pobres. Hoje o pão é oferecido a todas as pessoas, suscitando o convívio fraterno próprio de uma refeição, capaz de superar as diferenças de raças, de convicções políticas, de condições sociais, de níveis culturais, e mesmo de credos religiosos, transformando as diferenças em riqueza de diversidade e abrindo o coração ao trabalhar do Espírito Santo. Porque, afinal, “O Espírito sopra onde quer!”.

Foi neste contexto que no passado domingo, dia 5 de junho, solenidade de Pentecostes, as paróquias de Rio de Couros, Ribeira do Fárrio e Formigais promoveram o Rito de Bênção do Pão do Espírito Santo, nas celebrações dominicais da Eucaristica, presididas pelo pároco, padre David Barreirinhas. No final de cada celebração, foi feita a distribuição do pão a todos os presentes.

Partilhar / Print

Print Friendly, PDF & Email

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia

plugins premium WordPress