Painel cultural no Santuário: “Conversar Fátima 100 anos depois”

O Santuário de Fátima promove neste dia 22 de junho, às 21h30, no auditório do Centro Pastoral de Paulo VI, um serão cultural com o Bispo de Leiria-Fátima, D. António Marto, a jornalista Helena Matos, o eurodeputado Paulo Rangel e o historiador Henrique Leitão que irão “Conversar Fátima 100 anos depois”.

O debate insere-se no Congresso Internacional do Centenário das Aparições, “Pensar Fátima”, a decorrer de 21 a 24 deste mês, e será moderado pela jornalista Maria João Avillez. Pretende-se motivar a discussão sobre o acontecimento de Fátima, o inquestionável impacto religioso e sociocultural que teve no mundo e a sua projeção e vivência nos dias de hoje.

Transformado num local de peregrinação para crentes e não crentes de todo o mundo, Fátima é hoje uma manifestação de variados e ricos dinamismos pessoais e sociais, depois de ao longo destes 100 anos, ter influenciado fortemente o catolicismo português, nas mais diversificadas dimensões.

Pela crescente internacionalização, nomeadamente através da atenção que lhe têm votado os últimos Papas, de que é exemplo a recente peregrinação do Papa Francisco que gerou mais de 21 mil eventos noticiosos só nos dias 12 e 13 de maio, essa influência expandiu-se à escala global.

Neste espaço de relação com Fátima, convivem pessoas, grupos e estilos de vida muito diversificados: crentes cristãos e não cristãos, não crentes, espiritualidades marcadas por forte religiosidade popular e cristãos em busca de formação, intelectuais cristãos, artistas, crentes ou não, em busca de uma possível experiência da transcendência.

De toda esta pluralidade, ao longo de décadas, Fátima transformou-se num fenómeno rico e multifacetado, que exige estudo e reflexão, para que o pensamento possa acompanhar a vida das gentes que encontram em Fátima uma referência regular e ritual para as suas existências.

Fonte: Santuário de Fátima

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia…

Partilhar

Share on facebook
Share on twitter

Print

Print Friendly, PDF & Email

REDE - Revista Digital

Mais recente

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.