O Bispo diocesano, D. António Marto, nomeou o padre Nuno Miguel Heleno Gil para o cargo de Chanceler da Cúria. O decreto de nomeação, com data de 17 de dezembro, refere que este sacerdote irá substituir o cónego Américo Ferreira, que pediu dispensa do cargo por motivos de idade.
O ato de tomada de posse ocorrerá no Centro Pastoral Diocesano, no dia 4 de janeiro, pelas 16h30. O novo Chanceler fará o compromisso previsto para todos os que exercem ofícios na Cúria diocesana, passando a “exercer o seu cargo segundo a Lei da Igreja e em comunhão com o Bispo diocesano”, com mandato válido pelo período de cinco anos.
Este cargo administrativo não é muito conhecido dos fiéis e, por vezes, é confundido com algum título honorífico. Na verdade, o Chanceler da Cúria é um cargo de caráter obrigatório, que pode até ser exercido por um leigo, homem ou mulher. Trata-se de um oficio importante numa diocese, pois é o responsável pelo bom funcionamento dos serviços de organização interna, de redação e arquivo de processos e de validação dos atos administrativos emanados pelo Bispo diocesano, como provisões, decretos e outros.
Dada a sua responsabilidade, exige-se que seja uma pessoa confiável e bem preparada, nomeadamente nas áreas da legislação civil e canónica. Dado o atual recurso às tecnologias para a comunicação, processamento e arquivo de documentos, será aconselhável ser alguém que trabalhe facilmente com informática.