Padre Joaquim Baptista, obrigado!

A Comunidade da Paróquia da Freixianda reuniu-se para prestar homenagem, bendizer e agradecer a amizade e a dedicação ao serviço religioso que o seu pároco, Joaquim Almeida Baptista, sempre dedicou à nossa paróquia. Para isso, lhe dirigiram um enorme OBRIGADO!

Durante a Eucaristia de sábado à noite, uma representante da comunidade subiu ao ambão e dirigiu um sentido e emocionado texto ao pároco que se despedia desta paróquia:

“Há 12 anos e meio, a nossa comunidade acordava para uma nova realidade: a mudança de pároco. Na restante diocese, já era uma realidade comum, mas para nós, que durante 60 anos tínhamos sido conduzidos pelo falecido Sr. Prior Benevenuto, esta era uma novidade.

Assim, a 16 de setembro de 2012, recebíamos e acolhíamos o Pe. Joaquim Baptista como nosso novo pároco. Como todas as mudanças e tudo o que é novo, as incertezas e os receios estavam presentes. Foi necessário deixar correr o tempo para que, de parte a parte, a proximidade e a confiança se tornassem uma realidade presente e recíproca.

Dessa forma, o receio inicial foi-se transformando em amizade, união e parcerias no desbravar do trabalho paroquial.

Foi trazendo dinamismo e vivências que fortaleceram as relações da nossa paróquia com as outras paróquias da Vigararia e da Diocese, uma realidade que, principalmente a nível da pastoral da catequese e da pastoral juvenil, estava algo adormecida. Foi preciso muito trabalho, perseverança e persistência para que, aos poucos, a representação da nossa paróquia se tornasse uma realidade em diversas assembleias e encontros, tanto a nível vicarial e diocesano, como também a nível nacional e internacional, como foi o caso das participações dos nossos jovens na peregrinação a Taizé e nas Jornadas Mundiais da Juventude.

Essas participações e vivências trouxeram mais riqueza humana à nossa paróquia. A nível local, a comunidade também foi sendo desafiada para uma maior dinamização e participação nas nossas festas, tanto na catequese como na própria comunidade.

Acompanhámos a implementação das várias festas da catequese, e as celebrações da Semana Santa também passaram por uma atualização. A Visita Pascal voltou a ser uma realidade, e tantos foram os que se sentiram felizes por o receber nas suas casas.

Mas a maior marca que nos deixa é, sem dúvida, a festa da nossa Padroeira, pela total reformulação que lhe deu, com a implementação do ritual da bênção dos bebés e a participação ativa dos Santos Padroeiros dos vários locais de culto da paróquia, sedimentando assim uma unidade total de toda a paróquia em torno da Padroeira.

Agradecemos-lhe por nunca ter descuidado a nossa Igreja paroquial. O cuidado na preservação e renovação foi sempre uma constante. Exemplos disso são os dois oratórios aqui presentes: o de Nossa Senhora de Fátima e Santos Pastorinhos, e o do Senhor dos Paços.

Fez também questão de manter o jornal “A Voz da Freixianda”, que era o orgulho do Sr. Prior Benevenuto, renovando-o e tornando-o mais colorido e atrativo.

Embarcou nas redes sociais, apesar do desafio inicial que representaram, mas mesmo assim fez questão de partilhar os vários momentos que iam acontecendo por aqui, para as nossas gentes que se encontram fora. Assim, deu-lhes a oportunidade de, mesmo à distância, poderem acompanhar.

Sabemos que nem tudo foi fácil e que nem sempre respondemos da maneira mais acertada, mas com mais ou menos constrangimentos, as coisas foram acontecendo.

E porque quem passa por nós deixa um bocadinho de si e leva um bocadinho de nós, as crianças e adolescentes da catequese, que podemos ver aqui presentes em grande número, querem oferecer-lhe uma recordação muito especial: ao padre que batizou alguns deles, com quem foram acolhidos na catequese, com quem fizeram a 1ª Comunhão, a festa do Pai-Nosso, a entrega da Bíblia, a profissão de fé, as Bem-Aventuranças, a festa da Vida e tantas, tantas outras… Cada criança e adolescente fez questão de lhe oferecer uma recordação muito pessoal. Por isso, cada um preparou um desenho, um postal ou uma dedicatória, tudo feito de coração. E para que possa guardar esses tesourinhos, foi preparado um pequeno baú.

A Junta de Freguesia também se quis associar a esta homenagem e deseja oferecer-lhe uma caneta em prata, e a Assembleia de Freguesia um ramo de flores. Por fim, toda a comunidade quer presentear-o com uma tela, onde está representada a nossa Igreja e a sua imagem na consagração à Nossa Padroeira, a Senhora das Candeias, a mesma que sempre venerou durante a sua passagem pela nossa paróquia. Desejamos que ela o acompanhe e proteja no seu novo futuro e nos novos desafios que lhe são propostos.

Agora, para recordarmos este percurso vivido mutuamente, convido-o a sentar-se connosco para acompanhar a projeção de um pequeno vídeo, que foi preparado com fotografias e vídeos dos últimos 12 anos e meio.”

Muito obrigado, Padre Joaquim Baptista!

Criação de Unidades Pastorais e equipas presbiterais
5 de Março
Semana de Oração pelas Vocações
4 de Maio
a 11 de Maio
Jubileu das Vocações
17 de Maio
, às 09:00
Partilhar

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia

plugins premium WordPress