Ouvir e falar

http://lefa.pt/?p=56308

«Imediatamente se abriram os ouvidos do homem, soltou-se-lhe a prisão da língua e começou a falar corretamente.» Mc 7, 35

O homem que era surdo e mudo começou a ouvir e a falar.

E muitos de nós, eu incluído, precisávamos de não ouvir e não falar, quando ouvimos dizer mal do outro ou nos entretemos a dizer mal e a criticar os outros.

Quero ver, quero sobretudo sentir, as últimas palavras deste versículo do Evangelho de hoje, «começou a falar correctamente», como uma advertência, como uma chamada de atenção, para mim e para todos os que, como eu, por vezes criticamos sem sentido, falamos mal disto ou daquilo só porque não nos agrada, transmitimos o que outros nos dizem sabendo no nosso coração que estamos a levantar boatos, para já não lhe chamar falsos testemunhos.

E quando escrevo sobre o falar, aplico-o também ao ouvir, porque infelizmente muitas vezes não fechamos os nossos ouvidos às críticas infundadas, à maledicência, às mentiras propaladas.

E o ouvir e o falar são capacidades que Deus nos deu/dá para podermos ser mais comunhão uns com os outros, e, afinal, tantas vezes as usamos para desunir, para criar aversões, enfim, para dividir.

E quem divide é o inimigo, bem o sabemos.

Releio o que escrevi e sinto a dureza das palavras, mas a verdade é que a critica infundada, sem ser para construir, para unir, e, sobretudo a maledicência, são venenos terríveis que nos envenenam por dentro e nem sequer dão ao que foi “atingido” pela maledicência, a possibilidade de se defender, porque dela só poderá ter conhecimento tardio.

Que o mesmo Senhor Jesus que um dia abriu os meus ouvidos e soltou a minha língua para que eu pudesse ouvir e falar, me dê o discernimento, a sensatez, a coragem para recusar ouvir o que não presta e falar o que não devo.

Partilhar / Print

Print Friendly, PDF & Email

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia

plugins premium WordPress