Outubro Missionário no Colégio de São Miguel

Nos dias 7 e 9 de outubro, no Colégio de São Miguel, as turmas do 11.º ano, nas aulas de Educação Moral e Religiosa Católica, tiveram a presença do Pe. Joaquim Domingos Luís, dos Missionários do Verbo Divino, e do ex aluno Humberto, agora Engenheiro, que esteve durante sete meses em missão no Gungo (Angola). Eles, além de focarem a celebração do Mês Missionário Extraordinário, fizeram sentir a alegria que se vive na dedicação aos outros.

O Humberto referiu que cada um tem um modo de abordar a missão e, no caso dele, tudo começou quando aconteceram os incêndios no Pedrógão Grande. Disse que um dia estava deitado e sentiu-se incomodado. E começou nele a despontar a vontade de ir…

Além da riqueza dos testemunhos deixados aos alunos, foi apresentado um vídeo, algumas fotos, uma música, intitulada: “Juventude Missionária, Inquieta e Solidária” e rezada a oração do Ano Missionário Extraordinário.

Os alunos receberam algumas mensagens interessantes que os fez refletir e que, ao mesmo tempo, são um desafio para olharem a vida com outro sentido: a do compromisso. Eis algumas delas: “A nossa vocação para a Missão nasce da Palavra de Deus”; “A Missão tira-nos da zona de conforto”; “A ideia da Missão é formar e ajudar a crescer”; “Na Missão, no meio do nada, há sempre uma festa”; “A gratidão do povo enche o coração”; “Um pequeno gesto pode ser muito e às vezes é TUDO” e “Devemos ser sal da terra e luz do mundo”.

É preciso, como diz o Papa Francisco, “Sermos Igreja Missionária, Igreja em Saída”. Por isso “É belo sair em Missão”.

Receba as notícias do SÍNODO em tempo real

Pode, ainda, escolher quais as notícias que quer receber: destaques, lectio divina, catequese, da sua paróquia…

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia

Leia esta e outras notícias na...