Ourém apresenta livro sobre os seus consagrados

A Vigararia de Ourém apresenta, no próximo dia 2 de Maio, às 21h00, no Centro Pastoral de Nossa Senhora da Piedade – Ourém, o livro “Testemunhas da Palavra. Ourém, terra de missionários e missão”, sobre os consagrados naturais de Ourém.

A Vigararia de Ourém apresenta, no próximo dia 2 de Maio, às 21h00, no Centro Pastoral de Nossa Senhora da Piedade – Ourém, o livro “Testemunhas da Palavra. Ourém, terra de missionários e missão”, sobre os consagrados naturais de Ourém.

Esta publicação inspira-se na iniciativa do Papa Francisco que declarou o mês de Outubro de 2019 “Mês Missionário Extraordinário” – alargado para um ano pela Conferência Episcopal Portuguesa – com o objectivo de comemorar o centenário da carta apostólica de Bento XV “Maximum Illud” (30.11.1919) e despertar a Igreja, em todos os seus níveis de acção, para uma “maior consciência da missão e retomar, com novo impulso, a transformação missionária da vida e da pastoral” (20.10.2017). 

Neste contexto, a vigararia de Ourém promoveu uma Semana Missionária (17 e 24.10.2019) e recolheu informação (testemunhos e notas biográficas) sobre os Consagrados naturais das suas Paróquias bem como das restantes que pertencem ao Concelho de Ourém, para dar a conhecer a vida dos seus filhos e filhas que, desde finais do século XIX, se consagraram inteiramente ao serviço do Evangelho, quer no País quer fora dele. 

Com a apresentação deste livro, queremos dar graças a Deus pelas vocações de especial consagração das nossas Comunidades (360 religiosas/religiosos de 45 Institutos e 97 sacerdotes diocesanos) e mostrar – sobretudo às gerações mais jovens – que esta vocação de serviço aos irmãos por amor a Cristo é uma opção de vida grande e bela!  

Na última parte do livro, constam três conferências sobre a missionação de Ourém e seu termo, proferidas no âmbito da referida Semana Missionária, que nos ajudam a compreender melhor os dinamismos pastorais das Comunidades cristãs nos inícios, a meados e nos finais do segundo Milénio.

A todos os colaboradores deste projecto e ao grupo Tecnorém, patrocinador da edição, aqui deixamos expresso o nosso bem-haja.

A sessão de apresentação será presidida por D. José Ornelas, bispo da diocese de Leiria-Fátima, e nela usarão da palavra a Irmã Graça Guedes, das Irmãs do Amor de Deus e Presidente da Direcção da CIRP – Conferência dos Institutos Religiosos de Portugal e o P. Adelino Ascenso, da Sociedade Missionária da Boa Nova e Presidente da Direcção dos IMAG – Institutos Missionários Ad Gentes.

Convidamos todos os interessados a participar neste momento de celebração pelo dom de tantas vidas ao serviço do Evangelho e também de reflexão sobre os desafios que o novo contexto sociocultural lança à Igreja, suas comunidades, famílias e a cada um dos seus membros.

Partilhar / Print

Print Friendly, PDF & Email

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia

plugins premium WordPress