Os Samaritanos levaram “família” aos reclusos

No passado dia 10 de janeiro, cerca de 40 membros e amigos da Associação de Visitadores dos Estabelecimentos Prisionais de Leiria – Os Samaritanos – voltaram a proporcionar momentos de partilha “em família” com reclusos.

Tal como os reis visitaram o Menino Jesus ofertando-o com ouro, incenso e mirra, “Os Samaritanos” também fizeram questão de darem um presente simbólico e uma mensagem de bom Ano Novo aos reclusos, que agora quiseram partilhar com os nossos leitores. A alegria, a simplicidade e a humildade foi o que mais reinou neste dia e fez com que abraçassem esta missão, ficando acordado que na Páscoa voltam com mais esperança.

Num ambiente de amizade, união e amor ao próximo visitaram os irmãos privados da sua liberdade e propuseram-lhes uma conversa à volta de questões como “será que a família é só a de sangue?; O que nos faz sentir em família?; Que valores podemos encontrar numa família dita ‘perfeita’?”.

Teresa Carvalho foi a convidada para testemunhar a sua experiência de vida junto dos reclusos. Sobre o que sentiu “entre as grades” da Prisão Escola, comenta: “Foi uma visita muito importante e interessante, fazemos mesmo toda a diferença. Falar do tema da família com eles foi bom para todos nós. Mesmo que eles mostrem arrependimento e queiram mudar de vida, nem sempre tem uma mão amiga para os apoiar quando saírem”. Teresa refere que “foi estranho entrar pela primeira vez num sítio daqueles, frio e distante, com pessoas de olhos tristes”, mas “no final senti-me bem, com uma grande sensação de dever cumprido e desejo de fazer mais, pois são pessoas que, como nós, precisam do apoio de outros”. E conclui: “Erros todos cometemos e são precisas oportunidades para mudar, mas não é um estalar de dedos, é preciso querermos mesmo mudar e lutar para que isso aconteça; confio que Deus estará sempre presente para eles e para nós.”

A família Samaritanos quer agradecer a todos aqueles que mais uma vez tornaram possível esta iniciativa e que tão generosamente e de tão diversas formas contribuíram para nos ajudar a levar o Natal aos reclusos de Leiria.

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia…

Partilhar

Share on facebook
Share on twitter

Print

Print Friendly, PDF & Email

REDE - Revista Digital

Mais recente

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.