Os Samaritanos fazem “peregrinação ao interior”

O encontro teve lugar no Convento da Portela – da Ordem Franciscana – e começou às 17h30 com uma pequena reunião, na qual se procurou fazer o ponto de situação da missão pastoral que é possível assegurar nas prisões neste momento.

No sábado, dia 26 de setembro, no mesmo dia em que se realizaria a V Peregrinação Nacional da Pastoral Penitenciária em Fátima, os Samaritanos aproveitaram a data para concretizar um encontro destinado a reforçar os laços do grupo que, neste tempo tão diferente que atravessamos, tem sentido maior dificuldade em chegar àqueles que estão privados da sua liberdade nos estabelecimentos prisionais de Leiria. Esta peregrinação não pôde ter lugar em Fátima nem contar com o número de pessoas habitual devido às recomendações das autoridades de saúde, pelo que, a partir do mesmo programa, os Samaritanos sentiram-se impelidos a assinalar a data com um encontro de menor dimensão, mas com um sentido igualmente sério e orante. 

Cumprindo todas as normas de segurança em vigor, o encontro teve lugar no Convento da Portela – da Ordem Franciscana – e começou às 17h30 com uma pequena reunião, na qual se procurou fazer o ponto de situação da missão pastoral que é possível assegurar nas prisões neste momento. Atualmente, é possível celebrar a missa todos os sábados na cadeia regional, ao passo que, na prisão-escola, apenas é permitida a visita dos Samaritanos de quinze em quinze dias, à sexta-feira, na qual só pode comparecer o capelão acompanhado por dois visitadores que, ao visitarem os reclusos, dão a conhecer o grupo dos Samaritanos, a sua missão e colocam-se à disposição para refletir em conjunto sobre temas que sejam relevantes para eles.

Terminada a reunião, o grupo partilhou um momento de Adoração ao Santíssimo Sacramento solenemente exposto, durante o qual se rezou o terço, um marco importante para renovar a força espiritual e para reorientar o sentido da obra samaritana. Durante a oração, foram recordados todos os estabelecimentos prisionais do nosso país, com a participação indireta de alguns reclusos, voluntários e trabalhadores desses estabelecimentos que quiseram partilhar, por escrito, um breve testemunho ou uma oração, que seria partilhada com todos na Peregrinação Nacional em Fátima.

O encontrou culminou às 19h30 com a celebração da eucaristia comunitária na igreja do Convento da Portela, presidida pelo Frei Bruno – capelão dos Samaritanos – que mencionou, para a comunidade presente, várias vezes a obra dos Samaritanos e lembrou a importância de “aceitar trabalhar na vinha” do Senhor, de ir ao encontro daqueles que a sociedade exclui e marginaliza. Importa mencionar que no próximo ano 2021, no dia 26 de fevereiro, completar-se-ão 25 anos da Associação de Visitadores dos Estabelecimentos Prisionais, uma data que procurará ser comemorada com dignidade, alegria e gratidão, proporcionais à importância e à pertinência da missão que esta associação realiza nas nossas comunidades.

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia…

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.