No fim de semana de 6 e 7 de janeiro, 86 adolescentes acompanhados por 19 catequistas da paróquia de Amor “subiram ao monte” na praia do Pedrogão. Tendo como mote “Celebrar a JMJ Lisboa 2023, Experiências que mudam a nossa vida”, o grupo encontrou-se naquela que viria a ser a sua casa nestes dois dias: a Colónia Balnear da Cáritas Diocesana de Leiria. No ‘kit’ que cada adolescente recebeu, composto por uma mochila com material necessário, constava uma fita onde, com o desenrolar da atividade, foram feitos nós, num total de cinco nós – nó da Fé, o nó da Amizade, o nó da Doação, o nó do Serviço e o nó da Missão.
Ao pôr do sol, o grupo iniciou a sua caminhada pelo areal da praia do Pedrogão. Enfrentando a escuridão da mata nacional, os adolescentes foram “guiados pela luz” ao longo de um caminho desafiador. Uma subida feita ao som de cânticos, de leituras bíblicas e de testemunhos, levou os adolescentes a refletir sobre temas como a fé em Cristo, a amizade, o ser semeador de esperança, a caridade e oferta de si, a doação, o serviço e a missão.
Ao chegarem ao cume esperava-os o padre Sérgio Henriques, pároco de Amor, a exemplo de Jesus que subiu ao monte e se transfigurou diante dos seus discípulos. Com um discurso acolhedor, levou-os a refletir sobre as experiências vividas durante a difícil subida nas trevas.
De regresso a “casa” e com os corpos a acusar cansaço, ainda houve tempo para agradecer a Deus com a oração da noite.
Na manhã seguinte, ainda antes do pequeno-almoço, os adolescentes acenderam uma vela como símbolo de dar luz ao mundo, doar um pouco de cada um em função dos outros. No silêncio do nascer do sol, observámos a luz que vem de Deus para toda a humanidade.
Após o pequeno-almoço e de alguns momentos de diversão foi feita uma nova caminhada pelas imediações da casa que nos acolheu fazendo uma reflexão conjunta sobre o tema “serviço e missão”.
Ultimaram-se os preparativos para a celebração da eucaristia, que decorreu pelas 14h30 na igreja da praia do Pedrógão. Os pais dos adolescentes marcaram presença na Eucaristia, levaram consigo a vela do batismo dos filhos que foi acesa no momento de renovação de promessas. “Jesus é a luz que ilumina as nossas trevas e nos conduz ao caminho da vida”, afirmou o padre Sérgio na homilia.
A atividade terminou com o testemunho de cada grupo de adolescentes, tendo sido referido por todos que, neste fim de semana, vivenciaram uma experiência significativa e inspiradora.