Ortigosa inaugura Museu de Arte Sacra

Programa: pelas 15h30, missa solene presidida pelo Vigário Geral da Diocese de Leiria-Fátima, padre Jorge Guarda; às 16h30, ofertas a Nossa Senhora de Fátima; e pelas 17h00, inauguração e visita ao Museu de Arte Sacra.

A Comissão da Igreja Paroquial de Ortigosa irá inaugurar, no próximo domingo, dia 30 de maio, pelas 17h00, o Museu de Arte Sacra, instalado na igreja paroquial.

O espaço museológico, localiza-se no piso superior da igreja e contempla um conjunto superior a 200 peças, incluindo esculturas, ourivesaria, paramentos e documentos, entre outros objectos de valor histórico e religioso, preenchendo um espectro cronológico que vai do século XVII à actualidade. A exposição permanente é dinamizada em três temáticas: a origem da construção da ermida, em 1610; a romaria a Santo Amaro; e o património religioso. Do roteiro faz parte também uma visita ao interior das torres sineiras, desfrutando da paisagem envolvente.

A requalificação do interior da igreja, concluída em 2019, permitiu readaptar um espaço desaproveitado do edifício em sala museu, possível de receber o vasto espólio de arte sacra propriedade da igreja. Nos últimos meses, a comissão de igreja promoveu o restauro e limpeza de algumas das peças com maior valor histórico, como a imagem de Santo Amaro do século XVII, o relógio já apeado da torre da igreja, um painel floral do antigo gradeamento do altar-mor, paramentos e alfaias litúrgicas antigas, entre outros.

Este projecto é uma iniciativa da Comissão da Igreja Paroquial de Ortigosa e será inaugurado no próximo domingo, por ocasião das celebrações de Maio, em honra a Nossa Senhora de Fátima, com o seguinte programa: pelas 15h30, missa solene presidida pelo Vigário Geral da Diocese de Leiria-Fátima, padre Jorge Guarda; às 16h30, ofertas a Nossa Senhora de Fátima; e pelas 17h00, inauguração e visita ao Museu de Arte Sacra.

As visitas ao museu estão sujeitas a marcação prévia, através do contacto com o cartório paroquial (244 613 195).

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia…

Partilhar

Share on facebook
Share on twitter

Print

Print Friendly, PDF & Email

REDE - Revista Digital

Mais recente

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.