A Comissão da Igreja Paroquial de Ortigosa irá inaugurar, no próximo domingo, dia 30 de maio, pelas 17h00, o Museu de Arte Sacra, instalado na igreja paroquial.
O espaço museológico, localiza-se no piso superior da igreja e contempla um conjunto superior a 200 peças, incluindo esculturas, ourivesaria, paramentos e documentos, entre outros objectos de valor histórico e religioso, preenchendo um espectro cronológico que vai do século XVII à actualidade. A exposição permanente é dinamizada em três temáticas: a origem da construção da ermida, em 1610; a romaria a Santo Amaro; e o património religioso. Do roteiro faz parte também uma visita ao interior das torres sineiras, desfrutando da paisagem envolvente.
A requalificação do interior da igreja, concluída em 2019, permitiu readaptar um espaço desaproveitado do edifício em sala museu, possível de receber o vasto espólio de arte sacra propriedade da igreja. Nos últimos meses, a comissão de igreja promoveu o restauro e limpeza de algumas das peças com maior valor histórico, como a imagem de Santo Amaro do século XVII, o relógio já apeado da torre da igreja, um painel floral do antigo gradeamento do altar-mor, paramentos e alfaias litúrgicas antigas, entre outros.
Este projecto é uma iniciativa da Comissão da Igreja Paroquial de Ortigosa e será inaugurado no próximo domingo, por ocasião das celebrações de Maio, em honra a Nossa Senhora de Fátima, com o seguinte programa: pelas 15h30, missa solene presidida pelo Vigário Geral da Diocese de Leiria-Fátima, padre Jorge Guarda; às 16h30, ofertas a Nossa Senhora de Fátima; e pelas 17h00, inauguração e visita ao Museu de Arte Sacra.
As visitas ao museu estão sujeitas a marcação prévia, através do contacto com o cartório paroquial (244 613 195).