Ortigosa em festa neste fim de semana

Durante o mês de janeiro, o lugar da Ortigosa, em Leiria, transforma-se num ponto de referência no que diz respeito a festas que ligam a tradição, a fé e a música...

As celebrações populares que começam sexta, dia 19 de janeiro, e se estendem até ao dia 22, são uma das mais antigas tradições na região.

Durante o mês de janeiro, o lugar da Ortigosa, em Leiria, transforma-se num ponto de referência no que diz respeito a festas que ligam a tradição, a fé e a música, através das Festas de Santo Amaro e Santo António que têm a particularidade de colocar a comunidade a trabalhar em prol dos festejos que datam de 1610.

As preparações começam ainda em outubro, onde em grupos se fazem as mais de 2000 flores de plástico que adornam o adro da festa. Os doze andores, preparados com rigor e brio, saem à rua nas procissões que juntam milhares de pessoas.

As celebrações populares que começam sexta, dia 19 de janeiro, e se estendem até ao dia 22, são uma das suas mais antigas tradições na região e, apesar do caráter histórico da festa, todos os anos há novidades.

No primeiro dia de festa, o projeto Smells Like 90’s dará as boas-vindas a todos os visitantes desta povoação situada a norte de Leiria. No sábado, pelas 12h30, a missa em honra de Santo António vai levar a procissão pelas ruas do lugar da Ortigosa. Os UHF vão animar a segunda noite de festejos. No domingo, dia 21 de janeiro, pelas 12h00, missa em honra de Santo Amaro, com procissão pelas ruas. Pelas 22h00, Quim Barreiros promete animar os visitantes da Ortigosa. Na segunda-feira, último dia de festejos, pelas 19h00 missa por todos os festeiros, e pelas 21h00 Foka Energie vai animar o evento.

Ao longo dos quatro dias de festa, haverá serviço de restaurante e bar, com a habitual morcela de arroz, chouriça, frango assado, borrego, entre outros pratos tradicionais. No recinto estarão disponíveis várias tasquinhas com produtos regionais, bem como várias animações. A entrada é livre. 

24 horas para o Senhor
28 de Março
Jubileu das Grávidas
30 de Março
Peregrinação Diocesana a Fátima
5 de Abril
Partilhar

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia

plugins premium WordPress