Ordenações sacerdotais no Sumbe

No passado dia 7 de Dezembro, véspera da Solenidade da Imaculada Conceição, padroeira da Igreja Catedral e da diocese do Sumbe, foram ordenados três padres: Ernesto Sambandy, Lázaro dos Santos, e Matias António.

Os três tinham sido ordenados diáconos no passado dia 4 de Maio. Ernesto é natural de Benguela, mas entrou no seminário do Sumbe. Lázaro é natural do município da Conda, desta diocese e província. Matias é natural do “nosso” Gungo e, por sinal, é o primeiro padre proveniente desta comunidade.

Tendo em conta que se previa um grande número de participantes na Missa, como já tem acontecido em circunstâncias idênticas, ela teve lugar no exterior da catedral. A contrastar com o frio de Portugal, tivemos um dia que começou nublado, mas quente. Depois abriu o sol com um calor bem intenso, que a todos fazia transpirar. Mas estas condições não impediram de termos uma Missa bem animada com os habituais cânticos, danças e manifestações de alegria próprias deste povo, a juntar a um colorido que faz destas celebrações experiências únicas, mesmo que se repitam.

Na sua homilia, o bispo da diocese, D. Luzizila Kiala, sublinhou a necessidade da autenticidade e do testemunho na vida sacerdotal. No final, houve um almoço nas instalações anexas à casa episcopal para os missionários, familiares e convidados dos novos padres.

O padre Matias já tem a sua Missa Nova marcada para no Gungo, no dia 18 de janeiro. Será um acontecimento que irá marcar e mexer com a comunidade e é nesse sentido que já nos estamos a preparar. Damos graças a Deus por este dom que Ele deu a esta diocese e à Missão do Gungo.

Receba as notícias do SÍNODO em tempo real

Pode, ainda, escolher quais as notícias que quer receber: destaques, lectio divina, catequese, da sua paróquia…

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia

Leia esta e outras notícias na...

Escrito por:

Partilhar / Print

Print Friendly, PDF & Email

REDE - Revista Digital

Mais recente