Ondjoyetu em missão na América

O padre David Nogueira está a representar o grupo missionário diocesano Ondjoyetu numa digressão de apresentação e angariação de fundos pelos Estados Unidos da América.

Com ele está o padre Fernando Vieira Lopes, o promotor da iniciativa, que foi missionário no Gungo no início dos anos 70 e nunca esqueceu aquela terra e aquele povo onde o grupo leiriense está atualmente a trabalhar.

Durante três semanas, a visita decorre na paróquia de S. Francisco Xavier, em East Providence, estado de Rhode Island, onde os acolhe o padre Richard e o padre Vítor Vieira, antigo pároco e também amigo da missão de Leiria-Fátima. “O objetivo é, essencialmente, fazer um apelo à solidariedade missionária das paróquias da vigararia de East Providence a favor da missão do Gungo”, esclarece o padre Vítor Mira, que, em 2008, fez uma viagem idêntica com o padre Fernando Lopes, resultando na altura numa angariação de 18.500 dólares, “uma preciosa ajuda para a aquisição do nosso camião Mercedes Unimog”.

Dos EUA, o padre David já deu notícias, em ondjoyetu.blogspot.pt, relatando a presença dos vários padres em algumas celebrações daquela região, nomeadamente, a sua na igreja de Nossa Senhora do Rosário, a mais antiga igreja das comunidades portuguesas em East Providence. “Esta diocese tem uma grande quantidade de luso-descendentes, principalmente dos Açores e da Madeira”, conta, indicando que “nesta altura estão a celebrar as ‘Domingas’, que são encontros de oração familiar para preparar a festa do Espírito Santo, cuja devoção nestas comunidades está muito arraigada”.

Ali fez o primeiro apelo à solidariedade e informou como foi preciosa a ajuda daquela comunidade para a compra de um camião, o que deixou os locais muito contentes e interessados em continuar esta ligação com a missão do grupo Ondjoyetu.

Leia esta e outras notícias na...

Receba os nossos destaques no seu email

Não precisa de vir ao site da Diocese para estar informado das notícias mais importantes. Basta indicar o seu email neste formulário:

Nota: para garantir a segurança e proteção dos seus dados, deve confirmar a sua inscrição. As instruções estão num email que irá receber. Depois de confirmar, começará a receber emails a partir de info@leiria-fatima.pt com média regularidade. A qualquer momento pode cancelar subscrição.

Partilhar

Share on facebook
Share on twitter

Print

Print Friendly, PDF & Email

REDE - Revista Digital

Mais recente

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.