O padre David Nogueira está a representar o grupo missionário diocesano Ondjoyetu numa digressão de apresentação e angariação de fundos pelos Estados Unidos da América.
Com ele está o padre Fernando Vieira Lopes, o promotor da iniciativa, que foi missionário no Gungo no início dos anos 70 e nunca esqueceu aquela terra e aquele povo onde o grupo leiriense está atualmente a trabalhar.
Durante três semanas, a visita decorre na paróquia de S. Francisco Xavier, em East Providence, estado de Rhode Island, onde os acolhe o padre Richard e o padre Vítor Vieira, antigo pároco e também amigo da missão de Leiria-Fátima. “O objetivo é, essencialmente, fazer um apelo à solidariedade missionária das paróquias da vigararia de East Providence a favor da missão do Gungo”, esclarece o padre Vítor Mira, que, em 2008, fez uma viagem idêntica com o padre Fernando Lopes, resultando na altura numa angariação de 18.500 dólares, “uma preciosa ajuda para a aquisição do nosso camião Mercedes Unimog”.
Dos EUA, o padre David já deu notícias, em ondjoyetu.blogspot.pt, relatando a presença dos vários padres em algumas celebrações daquela região, nomeadamente, a sua na igreja de Nossa Senhora do Rosário, a mais antiga igreja das comunidades portuguesas em East Providence. “Esta diocese tem uma grande quantidade de luso-descendentes, principalmente dos Açores e da Madeira”, conta, indicando que “nesta altura estão a celebrar as ‘Domingas’, que são encontros de oração familiar para preparar a festa do Espírito Santo, cuja devoção nestas comunidades está muito arraigada”.
Ali fez o primeiro apelo à solidariedade e informou como foi preciosa a ajuda daquela comunidade para a compra de um camião, o que deixou os locais muito contentes e interessados em continuar esta ligação com a missão do grupo Ondjoyetu.