Oito dias de peregrinação espiritual ao Santuário de Fátima. Nota Pastoral

Na caminhada de oito dias seremos ajudados pelos vídeos publicados em cada dia nas redes sociais da Diocese. Com essa ajuda aliamos os frutos da Palavra de Deus – fortalece a esperança, purifica a vida, alegra o coração, cultiva a comunhão e anuncia o amor – com as dimensões essenciais da espiritualidade da peregrinação.

Nota pastoral:

Oito dias de peregrinação espiritual ao Santuário de Fátima

De 14 a 21 de março de 2021

Caros Diocesanos,
Irmãos e irmãs no Senhor, 

Na mensagem para esta Quaresma, já vos dizia que, este ano, devido às restrições da pandemia, não poderíamos fazer a peregrinação diocesana a Fátima “na forma habitual com a presença da assembleia de fiéis” e anunciava que a iríamos realizar sob o modo de “peregrinação interior”, de caminhada espiritual com Nossa Senhora e os santos pastorinhos. 

A impossibilidade de irmos a Fátima por razões de preservação do bem comum da saúde faz-nos sofrer e sentir saudade do Santuário e da comunidade ali reunida em oração. Também a pequena Jacinta Marto sentiu dor e saudade, quando, já doente, confidenciava à prima Lúcia, com as lágrimas a correr-lhe pelo rosto: «Quem me dera ir ao Cabeço rezar ainda um Terço na nossa loca! Mas já não sou capaz. Quando fores à Cova de Iria, reza por mim. Decerto nunca mais lá vou». É com este mesmo espírito que vamos fazer a nossa peregrinação espiritual durante oito dias, de 14 a 21 de março. No último dia, irei ao Santuário de Fátima levando-vos a todos no coração e ali rezarei por vós e pelo fim do flagelo da pandemia, confiando-nos a todos à proteção da Mãe do Céu e nossa Padroeira.

Fazemos esta caminhada espiritual guiados pela Palavra de Deus, escutando-a no coração, reconhecendo os seus frutos e aclamando-a com os nossos lábios como o salmista: “A vossa Palavra é luz dos meus passos” (Sl 119/118, 105). 

Ficando nas nossas casas, abrimos a porta à visita de Maria, cuja companhia nos será de conforto, guia e encorajamento. Assim escrevi na mensagem acima referida: “Maria, mãe de Jesus, soube unir o amor e a ternura com a esperança de uma conversão evangélica. É bom que, mesmo em peregrinação interior, elevemos os olhos e o coração para Ela. Como seus filhos estamos certos de que nos acompanhará com o cuidado e a ternura de mãe. Ela cuidará da nossa fé e da nossa esperança e nos ensinará a cuidar uns dos outros como irmãos, com amor fraterno. E assim também nos ensinará a viver a Eucaristia como sacramento do amor na sua dimensão sacramental e na sua dimensão fraterna e missionária.” Neste sentido, recomendo a colocação de um crucifixo, uma bíblia aberta, uma imagem de Nossa Senhora e uma vela para acender todos os dias, no momento da oração familiar ou pessoal.

Na caminhada de oito dias seremos ajudados pelos vídeos publicados em cada dia nas redes sociais da Diocese. Com essa ajuda aliamos os frutos da Palavra de Deus – fortalece a esperança, purifica a vida, alegra o coração, cultiva a comunhão e anuncia o amor – com as dimensões essenciais da espiritualidade da peregrinação: a vida cristã como caminho para Deus, a necessidade de conversão permanente, as marcas da alegria, fraternidade e comunhão, as expressões de oração a Deus na confiança, adoração e relação filial e, por fim, o testemunho e irradiação do Evangelho na vida quotidiana.

O programa para os oitos dia de peregrinação espiritual é então o seguinte:

  • Dia 14, domingo, às 11h30, na sé, celebração da Eucaristia, que será transmitida. No final, farei o convite a todos para fazerem esta peregrinação ao longo da semana; o mesmo convite deverá ser feito em meu nome pelos sacerdotes nas celebrações que realizem.
  • Nos dias de 15 a 19, breves propostas em vídeo, para escutar e fazer a peregrinação espiritual: um fruto da Palavra de Deus, uma meditação, um salmo e o convite a continuar por momentos a oração em casa. Se possível, viva-se esse ato diário, às 21 horas, em sintonia e comunhão com toda a Diocese. Os vídeos serão publicados nas redes sociais, na véspera de cada dia a que dizem respeito.
  • Dia 19, sexta-feira, solenidade de São José, Dia do Pai: além do vídeo como nos demais dias, vai ser enviada pelo Departamento da Pastoral Familiar e o Serviço Diocesano de Catequese uma proposta um pouco mais desenvolvida para as famílias celebrarem o Dia do Pai em casa.
  • Dia 20, sábado, às 21h30, na igreja de Nossa Senhora da Encarnação, Leiria: vigília de oração com jovens (incluindo Pioneiros e Caminheiros do CNE), preparada e orientada pelo Serviço Diocesano de Pastoral Juvenil e por mim presidida, sendo transmitida.
  • Dia 21, domingo: peregrinação a Fátima apenas com a presença do Bispo e um pequeno grupo de pessoas representativos do presbitério, escuteiros, família, jovens e vigararias. As celebrações terão lugar na basílica de Nossa Senhora do Rosário:
    • 10h15: Oração do rosário;
    • 11h00: Eucaristia.

Caros diocesanos,

Peço-vos a generosa adesão à proposta e o empenho em viver esta extraordinária peregrinação espiritual ao Santuário de Nossa Senhora em Fátima. Envolvei também as crianças, nesta caminhada diocesana com sabedoria pedagógica e ternura comunicativa.

Inspirem e acompanhem-nos nesta “santa viagem” os santos Francisco e Jacinta Marto.

Invoco sobre todos vós e a inteira Diocese a bênção de Deus Trindade Santíssima e a intercessão da Mãe do Céu.

Leiria, 8 de março de 2021.

† Cardeal António Marto, Bispo de Leiria-Fátima

DESCARREGAR
http://l-f.pt/9Tx

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia…

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.