“Família, vocação e fonte de vocações” foi o tema que juntou oito casais num retiro vocacional, no Seminário de Leiria, no passado sábado 26 de abril.
A iniciativa foi do Serviço de Animação Vocacional (SAV) da diocese de Leiria-Fátima e visou “proporcionar aos casais oportunidade de reconhecerem e aprofundarem a vocação e a graça divina que anima a vida familiar e a torna fonte de novas vocações”, refere o padre Jorge Guarda, diretor deste serviço e orientador do retiro.
Assim, as diversas propostas de formação, reflexão em casal e partilha no grupo centraram-se no aprofundamento da espiritualidade familiar, como ajuda para fortalacer o amor conjugal e “tornar a família sempre mais «comunidade de amor constituída por todos», como refere o nosso bispo, D. António Marto”, aponta o diretor do SAV. Na mesma linha se orientaram os momentos de celebração, na oração da manhã, na adoração eucarística de louvor pelas famílias, numa oração mariana e na Eucaristia.
Uma colaboração especial foi oferecida pelo casal José Machado e Elsa, da Marinha Grande, que testemunharam o exemplo concreto da sua vivência espiritual conjugal e familiar na vida quotidiana.
Os casais participantes vieram das paróquias de Leiria, da Maceira, da Marinha Grande e da Azoia. Alguns deles trouxeram os filhos, que ocuparam o dia em atividades com duas monitoras e participaram com os pais na oração da manhã, no almoço e na Missa.
Segundo o orientador, “os casais manifestaram, no final, a sua satisfação pela experiência vivida e pela sua utilidade para a sua vida, havendo quem comentasse que o retiro ajudou à descoberta de aspetos a mudar nas suas vidas”. O guião preparado para este dia, com vários textos e documentos sobre a vivência da fé em família, é mais uma ajuda para “levarem para casa e poderem retomar a mensagem escutada e vivida durante o retiro”, conclui o padre Jorge Guarda.