Vai realizar-se de 3 a 6 de agosto a segunda edição das Oficinas Musicais Criativas, iniciativa do Santuário de Fátima para ocupação de tempos livres nas férias, destinada a crianças dos 10 aos 13 anos de idade.
Na primeira edição, realizada entre 13 e 16 de julho, foram realizadas atividades de diversas expressões artísticas, em diversos espaços do Santuário e nos Valinhos, incluindo ainda uma visita à Casa das Candeias, núcleo museológico inaugurado a 4 de abril, propriedade da Fundação Francisco e Jacinta.
Segundo informação do Santuário, em quinze corações suspensos num dos corredores do Centro Pastoral de Paulo VI, as 15 crianças que participaram – vindas de Castelo Branco, Marinha Grande, Carvalhal e Azinhaga, algumas delas pelo segundo ano consecutivo – escreveram o que para elas significou a experiência: “Aprendi a rezar o terço, novas músicas, a amar os outros, a partilhar mais vezes”, “Novos conhecimentos. Sorrisos. Gargalhadas. Momentos muito felizes. Música”; “Caminho iluminado pelo amor”; “Grandes memórias e descobertas”; “O coração de Nossa Senhora é um refúgio e o caminho para a luz”, entre outras.
Numa das salas do centro pastoral, no chão, um cartaz mostra uma grande imagem de Maria e, em volta, quinze pequenas ilustrações relacionadas com as aparições de Fátima. A música, à qual se juntaram os sons da natureza captados nos Valinhos, como que percorreu de forma transversal toda a oficina e o pequeno espetáculo apresentado no último dia, com participação dos familiares das crianças, fez eco disso, com a interpretação de diversos temas musicais.
Uma das monitoras, Helena Brites, agradeceu o desafio que lhe havia sido colocado e descreveu estes três dias como “muito completos, de uma grande riqueza”. Realçou também que a iniciativa, que começou como um projeto profissional, acabaria por tornar-se um “momento familiar e fraterno, de crescimento e de partilha”.
O programa da segunda edição será idêntico, também com acompanhamento espiritual por religiosas da congregação Aliança de Santa Maria, esperando-se que, no final, “transpareça o ambiente de amizade e os testemunhos de alegria que puderam ser testemunhados” na primeira edição.
Informações e inscrições aqui.