Oficina de Oração na paróquia de Mira de Aire

 

Realizou-se uma Oficina de Oração e Vida, na paróquia de Mira de Aire, orientada pelo casal Manuel e Maria Filipa Pinto Ribeiro (ele, coordenador das Oficinas de Oração na diocese de Leiria-Fátima), com início a 17 de outubro de 2013, tendo o seu encerramento ocorrido no domingo 16 de fevereiro de 2014, em Fátima, com o “Deserto”, um dia de muito silêncio e de relação com Deus.

Foram quinze encontros semanais de uma grande riqueza, pela sua espiritualidade, escuta da Palavra de Deus e várias modalidades de oração. Estes encontros levaram os 14 participantes (oficinistas) – entre os quais três jovens mães – a uma transformação de vida, através da oração e dos silenciamentos, transformando assim a Palavra de Deus em vida.

Já em anos anteriores se realizaram outras Oficinas de Oração nesta paróquia, mas sempre com adultos. Além de pessoas que antes tinham feito e voltaram a fazer, nesta participaram cinco pessoas pela primeira vez, que dizem ter vivido uma experiência de vida muito enriquecedora. Partilhamos alguns testemunhos:

“Fiquei muito feliz e em paz interior por ter participado. Aprendi a orar, a ler a Bíblia e a ganhar força e paz de espírito na Bíblia e na oração. Saía sempre de cada sessão mais em paz e em união com Deus. Aprendi que antes de fazer e tomar qualquer decisão: pensar como será que Deus iria fazer nesta situação; e isso ajudou-me no dia a dia”.

Mónica, 33 anos, mãe de dois meninos a frequentar a catequese.

“Foi tudo muito importante para mim, porque eu, que pensava ter uma boa formação cristã, reconheci ao longo destas sessões que estava errada. Agora, posso dizer que aprendi a orar, a meditar e a ver as pessoas de outra forma, porque me foram transmitidos muitos valores, através de Frei Ignacio Larrañaga, acompanhados pela grande fé que os orientadores nos transmitiram. Hoje sou uma pessoa diferente, mais calma, mais compreensiva e mais rica de valores cristãos e humanos. A todos recomendo que participem nas Oficinas de Oração e Vida, porque vão aprender a seguir o Senhor com fé e amor e a viver a vida de outra forma”.

Conceição Rosário, 73 anos

“Nas quinze semanas de Oficinas de Oração e Vida, em que participei pela primeira vez, aprendi através da oração, da leitura e da escuta da Palavra, a estar, a dialogar e a amar mais o Senhor. Quando enchemos a nossa alma com a sua Luz, tudo se torna mais fácil e alcançável. Senti que essa Luz penetrou verdadeiramente no íntimo do meu ser. Entrei mais na intimidade com o Senhor, não só nos momentos de oração, mas sobretudo no silêncio e na oração escrita e até questionando mesmo a minha vida, à luz da Sua Palavra: ‘O que é que Deus me está a dizer? Que faria Jesus no meu lugar?’ A exemplo de Maria esta Palavra foi acolhida, também, no meu coração e, como Ela, a palavra “Faça-se…” começou a fazer parte das minhas vivências diárias. Estes encontros foram para mim caminho, verdade e vida e ajudaram a transformar-me e a fazer-me de novo. Senti-me outra pessoa… Mas, a partir de agora, a minha responsabilidade de vida como cristã no servir a Cristo e, sobretudo, aos irmãos, também é maior e mais exigente. No “Deserto” de encerramento, apeteceu-me dizer como Pedro «Como é bom estar aqui!». E a saudade daqueles dias ainda permanece! Estou a partilhar convosco esta experiência, desejando que todos, um dia, possam viver algo semelhante. Termino as minhas palavras com o Salmo 104, agradecendo ao Senhor ter-me chamado a participar nestas oficinas: «Cantarei ao Senhor enquanto viver; louvarei o meu Deus enquanto existir. Que o meu cântico lhe seja agradável, pois no Senhor encontro a minha alegria. Bendiz, ó minha alma, o Senhor! Aleluia!»”

Maria da Conceição Querido, 62 anos

 

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia…

Partilhar

Share on facebook
Share on twitter

Print

Print Friendly, PDF & Email

REDE - Revista Digital

Mais recente

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.