Ofertas formativas do Serviço de Catequese

O Serviço Diocesano de Catequese (SDC) de Leiria-Fátima vai continuar a promover o seu Curso Geral de Catequistas na Escola Diocesana Razões da Esperança (EDRE), a um ritmo quinzenal, às terças-feiras, das 21h00 às 23h00, no Seminário de Leiria. Este ano letivo inicia-se no próximo dia 30 de setembro, com a Eucaristia presidida pelo Bispo diocesano, sendo o primeiro dia de aulas a 7 de outubro.

Este Curso Geral, promovido em colaboração com o Centro de Formação e Cultura e aberto a todos os diocesanos que queiram aprofundar a sua formação cristã, é uma proposta aos catequistas que já completaram o Curso de Iniciação. É composto por quatro cadeiras: Catequética, Pedagogia, Psicologia e Doutrina.

A cadeira de Doutrina é feita ao longo dos três anos do curso. No primeiro semestre será lecionada a cadeira Igreja e Missão, pelo padre Adelino Guarda. Para os que já a fizeram, estará disponível uma formação complementar, “Educação: a arte de ajudar a crescer”, lecionada pelo padre Fernando Pascoal, da diocese de Coimbra.

Na segunda hora, há, em cada ano, uma das restantes cadeiras do Curso. Este ano, será lecionada pelo padre José Henrique Pedrosa a cadeira de Catequética, “o estudo das condições e pressupostos de base da ação, da identidade e dimensões da catequese”.

 

Curso de Iniciação de Catequistas

Ao longo deste ano, o SDC vai continuar a propor três modalidades para o Curso de Iniciação, a formação que deverá ser feita por todos os que se preparam para o serviço catequético nas comunidades.

A primeira possibilidade é frequentar com aproveitamento as duas cadeiras da primeira hora do curso da EDRE, tendo na segunda hora uma formação específica.

Outra modalidade é um curso intensivo, em Fátima, em colaboração com o Centro Catequético. Será em três fins de semana: 8 e 9 de novembro, 6 e 7 de dezembro e 3 e 4 de janeiro de 2015, aos sábados das 09h00 às 18h00 e aos domingos das 09h00 às 17h00.

Finalmente, o SDC disponibiliza-se também para realizar o Curso de Iniciação nas paróquias ou vigararias que se organizarem para esse efeito. Está já programado um para Ourém, a partir do mês de outubro.

Segundo o documento da Comissão Episcopal da Educação Cristã sobre a formação de catequistas, este Curso de Iniciação tem como objetivo “proporcionar uma preparação e uma formação indispensável para o exercício da função de catequista na Igreja, apresentando, de maneira simples e o mais acessível possível, as noções essenciais da atividade catequética e ajudando o catequista a amadurecer a sua experiência de fé e de responsabilidade eclesial”.

 

Formação Catequese Familiar

Também na segunda hora da EDRE, o SDC irá oferecer ao longo do ano um espaço para aprofundar e acompanhar a proposta da Catequese Familiar, dirigida aos catequistas que já a realizam ou aos que se preparam para o fazer. Terá como objetivo “compreender o que é, como se prepara, lança e acompanha este projeto catequético, assim como o estudo dos materiais já disponíveis para os pais, catequistas das crianças e animadores dos pais”. Esta formação será orientada por Belmira de Sousa.

 

Formação Catequese da Fé

Ainda na EDRE, outra das ofertas do SDC para a segunda hora será uma formação para os catequistas que preparam os grupos para a Celebração ou Profissão de Fé, sobretudo os do 6.º ano. Tendo como base as Catequeses da Fé, recentemente editadas pelo Secretariado Nacional da Educação Cristã, “será trabalhado o projeto geral, aprofundadas as temáticas de cada uma das seis catequeses aí presentes, assim como as propostas pedagógicas para a sua concretização, procurando ajudar os catequistas a implementar esta caminhada nas paróquias”. Esta formação será orientada pela irmã Alzira Costa.

 

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia…

Partilhar

Share on facebook
Share on twitter

Print

Print Friendly, PDF & Email

REDE - Revista Digital

Mais recente

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.