O voluntariado está a nascer no Hospital Dom Manuel Aguiar

Convidados, motivados e “abraçados” pelo capelão da Santa Casa da Misericórdia de Leiria, padre Augusto Gonçalves, acolhidos de forma entusiasmada e fraterna pelo seu provedor.

Juntos e Solidários é a “chave”, que dará sentido ao Voluntariado Hospitalar do HDMA – Santa Casa da Misericórdia de Leiria, que está a dar os primeiros passos. Foi no dia 2 de fevereiro, em que se definiram alguns aspetos, como foi o logótipo, o distintivo a vestir em serviço e outros assuntos práticos e legais. 

Ser voluntario é exercitar a capacidade e o sentido de cidadania responsável, num espaço de construção de numa relação solidária com o próximo. Implica uma decisão livre, apoiada em motivações e opções pessoais que se devem pautar pela humildade, pela capacidade “não de dar” mas “de dar-se”.

O voluntário é alguém que de forma responsável se compromete consigo próprio e com o outro, numa relação de solidariedade, traduzida em gratuitidade, participação, cooperação, complementaridade, responsabilidade e convergência.  

Como afirma o Papa Francisco “ A cultura da solidariedade e da gratuidade qualifica o voluntariado e contribui concretamente para a construção de uma sociedade fraterna, em cujo centro está a pessoa humana. (…).” Acreditamos que “é o amor a Deus que nos faz sempre reconhecer no outro, o irmão ou a irmã a ser amado. E isso requer compromisso pessoal e voluntário, para o qual certamente as instituições públicas podem e devem criar condições gerais favoráveis”. In | Jubileu dos voluntários | Vaticano | 3.9.2016 | LUSA 

Sublinha ainda o Papa Francisco ao dirigir-se aos voluntários, «Sois justamente vós uma das realidades mais preciosas da Igreja que, muitas vezes no silêncio e escondidos, dais forma e visibilidade à misericórdia. Vós sois artesãos de misericórdia: com as vossas mãos, com os vossos olhos, com a vossa escuta, com a vossa proximidade, com as vossas carícias… Sois artesãos! Exprimis o desejo, entre os mais belos no coração do homem: fazer com que a pessoa que sofre se sinta amada». (Ibidem)  

Convidados, motivados e “abraçados” pelo capelão da Santa Casa da Misericórdia de Leiria, padre Augusto Gonçalves, acolhidos de forma entusiasmada e fraterna pelo seu provedor, Carlos Alberto Garcia Poço, administrador Diogo Batalha, e toda a mesa administrativa, cerca de 12 pessoas formam o grupo de voluntários que se prepara para, durante o mês de março, iniciar o Voluntariado Hospitalar no Hospital Dom Manuel de Aguiar. 

Um grupo que já se encontrou em vários momentos para partilhar motivações e expetativas, refletir questões de funcionamento (Regulamento Interno aprovado pela Mesa Administrativa), participar em formação, aprendendo com quem partilha “saber de experiência feito”, um grupo que se encontra disponível e empenhado, reconhecendo que irá abraçar uma missão de exigência e rigor; cada um, consciente das suas limitações, acredita que «o núcleo da misericórdia é o diálogo com o coração misericordioso do Senhor” e, por isso, em cada momento saberá pedir ajuda … “Senhor, eu sou muito fraco mas Tu chamaste-me a fazer este serviço. Dá-me força e humildade!”. (Ibidem)  

Faz-se caminho… andando; o Voluntariado do HDMA precisa da ajuda de todos para que Juntos e Solidários, consigamos ser para muitos. 

Leia esta e outras notícias na...

Receba os nossos destaques no seu email

Não precisa de vir ao site da Diocese para estar informado das notícias mais importantes. Basta indicar o seu email neste formulário:

Nota: para garantir a segurança e proteção dos seus dados, deve confirmar a sua inscrição. As instruções estão num email que irá receber. Depois de confirmar, começará a receber emails a partir de info@leiria-fatima.pt com média regularidade. A qualquer momento pode cancelar subscrição.

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.