O passado dia 3 de setembro ficará por certo na memória coletiva de Colmeias, e em todos aqueles, que de dentro e de fora da Paróquia, marcaram presença.
Tudo começou com a Missa normal dos domingos às 11h00, mas que neste dia da inauguração, foi também alusiva a esta efeméride, com a Igreja Matriz de Colmeias completamente cheia.
Presidiu a esta celebração o vigário-geral da Diocese, padre Armindo Janeiro, em representação do nosso bispo. Concelebraram o vigário-geral que cessou funções, padre Jorge Guarda, o pároco das Colmeias, padre Joaquim Gonçalves, e um padre de uma congregação, padre Agostinho. Foi de notar a presença do padre João Feliciano, que foi quem iniciou este sonho.
No fim da Missa passou-se à bênção do amplo espaço, cerimónia presidida pelo vigário-geral. Depois, as individualidades presentes, civis e religiosas, nomeadamente a vice-presidente da Câmara Municipal de Leiria, Anabela Graça, a vereadora Ana Valentim, a autarquia local na presença do seu presidente, Artur Santos, e de toda a comunidade paroquial de São Miguel das Colmeias.
Seguiu-se uma visita ao espaço agora inaugurado, com todas as salas de catequese, salão de eventos, cozinha e espaço para almoços, casas de banho, enfim, um local que fazia falta à paróquia das Colmeias, das mais antigas do bispado de Leiria e, como sede de vigararia, tem agora este magnifico espaço, sem esquecer que este Centro Pastoral também é diocesano. Um espaço para catequeses e outros eventos sociais e empresariais. E foi tempo de almoço, já no salão do novo centro completamente cheio de comensais. Uma palavra final de apreço, para o pároco, padre Joaquim Gonçalves, pela garra com que levou isto até à inauguração.