Por esta altura, no final do ano catequético, o Bispo diocesano desdobra-se em múltiplas celebrações do Crisma pelas várias paróquias.
Embora elas decorram ao longo de todo o ano, a especial concentração que ocorre nesta época levou-nos a abordar o tema, deixando algumas informações sobre este sacramento, pistas de reflexão e ainda testemunhos de quem o celebrou recentemente.
Não é segredo para ninguém que o Crisma está associado, para muitos cristãos, ao momento em que os adolescentes ou jovens se “libertam” da catequese, no final de 10 anos de formação. Para muitos deles, é também o libertar-se da própria Igreja, do compromisso de ir à Missa ou de participar na vida da comunidade, o que, nalguns casos, até já é prática abandonada há alguns anos. Quem não conhece a anedota do pároco que, para se libertar de uma praga de morcegos na sua igreja, sugeriu ao bispo que fosse lá crismá-los…
Veja o trabalho de duas páginas sobre o Sacramento do Crisma no PRESENTE desta semana (24-07-14), onde crismados diocesanos dão o seu testemunho.